Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz participa da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias promovida pela Abeu

Editora Fiocruz na 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

29/06/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz, com informações da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)

Compartilhar:

Com o intuito de ampliar a circulação de livros e o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde em meio à emergência sanitária do novo coronavírus, a Editora Fiocruz participará da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias. De 1º a 8 de julho, o evento online, promovido pela Associação Brasileiras das Editoras Universitárias (Abeu), vai levar a experiência de uma feira literária para dentro da casa dos leitores. 

Realizada no âmbito da campanha O livro nos aproxima, também liderada pela Abeu e com apoio de suas associadas nas redes sociais, a iniciativa foi pensada para estimular a comercialização de livros em um momento em que o setor sente os impactos econômicos da crise gerada pela pandemia. O evento ocorrerá no site www.feirabeu.com.br

Inspirada em alguns eventos do mercado livreiro realizados virtualmente neste mesmo cenário, como a Feira do Livro de Bogotá, a Abeu criou uma página que irá atuar como vitrine digital para as editoras anunciarem as obras que estão comercializando. Ao selecionar um livro, o leitor será direcionado ao site da editora ou livraria que comercializa o título e poderá finalizar a compra. 

A Editora Fiocruz participará da feira virtual com 51 livros de seu catálogo. Todos terão 30% de desconto nos exemplares impressos, sendo que 10 deles estarão também disponíveis em versão e-book para download gratuito. As obras incluem temas presentes nos debates relacionados à Covid-19: história da saúde, epidemias e pandemias passadas, saúde global, políticas públicas, além da importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Volumes recém-lançados pela Editora, em maio e junho de 2020, também farão parte do acervo do evento. 

A lista completa de livros da Editora Fiocruz que farão parte do evento pode ser conferida aqui.     

Roda de conversa online marca lançamento de livro durante o evento
Título recentemente publicado pela Editora, Política de Controle do Tabaco no Brasil será uma dos temas da live Tabagismo em Tempos de Pandemia, que fará parte da agenda cultural da feira virtual. No dia 7 de julho, o autor Leonardo Henriques Portes participará de uma roda de conversa online com José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde; Cristiani Vieira Machado, vice-presidente da Fiocruz; Tânia Cavalcante, médica do Instituto Nacional de Câncer (Inca); e Vera Luiza da Costa e Silva, ex-chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. O debate ocorrerá das 10h às 12h, no canal oficial da Fiocruz no YouTube (youtube.com/fundacaooswaldocruz).  

A obra foi oficialmente lançada em 31 de maio, data em que é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, em versões impressa, na Livraria Virtual da Editora Fiocruz, e digital, no SciELO Books, plataforma acadêmica online em que a Editora Fiocruz já conta com quase 200 livros em acesso aberto. Vencedor do Prêmio Capes de Tese 2018, o autor Leonardo Portes é doutor pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e atua como fisioterapeuta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Voltar ao topoVoltar