Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dia internacional da Enfermagem: formação e investimentos disponíveis para profissionais da América Latina


12/05/2023

Luisa Picanço (VPEIC)

Compartilhar:

Quando falamos em enfermagem, pode nos vir a ideia de alguém que cuida de pessoas, dá medicamentos, acolhe. A profissão, entretanto, vai muito além da assistência a pacientes e envolve áreas como gestão, pesquisa e ensino. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem e, este ano, a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) foi “Recursos humanos de enfermagem para atender às populações que vivem em condições de vulnerabilidade na Região das Américas: disponibilidade, capacidade e regulação”. No apoio ao desenvolvimento desses profissionais na área da pesquisa, a  Rede Global de Saúde (The Global Health Network em inglês) , parceira da Fiocruz, inclusive com um portal dedicado à Fundação, tem há 12 anos um portal voltado para profissionais de enfermagem e parteiras, chamado Rede Global de pesquisa em enfermagem (Global Research Nurses - GRN). Para saber mais sobre o trabalho do portal, os desafios e oportunidades para esse público na região, conversamos com a enfermeira, pesquisadora e professora de enfermagem, Daniela Morelli, uma das coordenadoras do GRN.  

Recursos educacionais para enfermeiros e parteiras da América Latina e Caribe  

Apesar do alcance global da plataforma, a atuação na América Latina e Caribe (LAC) ainda é menor do que a esperada. Para Morelli, é importante que os profissionais de enfermagem da LAC conheçam a plataforma que oferece cursos de formação específicos em enfermagem, investimento em pesquisas e até mesmo funciona como um lugar de troca entre colegas ao redor do mundo, o que eles chamam de comunidade de práticas. “Nosso hub oferece capacitações destinadas a diferentes etapas da pesquisa, por meio de cursos e atividades tanto na modalidade online como presencial. Também disponibiliza materiais, colabora para a integração e intercâmbio entre os profissionais dos diferentes países de LAC e do sul global e oferece bolsas para fortalecimento da capacidade de pesquisa” explica a pesquisadora.  

Bolsa de pesquisa em enfermagem e obstetrícia 

Em 2023, a GRN disponibiliza bolsas de pesquisa para pessoas e equipes de países de renda baixa e média (LMIC) desde que dirigidos por profissionais de enfermagem e obstetrícia (parteiras), financiadas pelo fundo Burdett Trust por Nursing. “Chamamos Pump-Priming a essas oportunidades de bolsas. Acabamos de fechar a primeira convocatória no mês de abril, mas já em junho um novo edital estará aberto para financiamento de estudos liderados por enfermeiros e parteiras”, comenta Morelli.  

A oportunidade de junho será direcionada a projetos de investigação que possam ser realizados no prazo máximo de um ano. “Gostaria de convidar que as pessoas da nossa área ingressem, conheçam a comunidade, se inscrevam no hub, deixando claro que todos nossos recursos são gratuitos”. “Ainda teremos ao longo do ano oportunidades de financiamento para viagens de intercambio e para publicações de artigos científicos.”, acrescenta. Veja aqui oportunidades do GRN.

Reconhecimento profissional da enfermagem 

Para que os profissionais de enfermagem fortaleçam o reconhecimento profissional entre outros colegas na área de saúde, Daniela acredita que o primeiro passo é investir no reconhecimento interno da categoria. “A gente deve se posicionar como profissional que é. Precisamos reconhecer internamente o nosso trabalho, o nosso esforço e nosso investimento” destaca a pesquisadora. Para Daniela, o reconhecimento profissional é o alicerce de uma solidez na formação, salários dignos e condições de trabalho justas. “Os profissionais de saúde podem colaborar fomentando a consciência sobre o profissionalismo e o papel crítico da enfermagem para o funcionamento adequado dos serviços de saúde, seja por meio da atenção direta aos usuários do sistema de saúde, da gestão ou da pesquisa” informa a enfermeira.  

Desafios e conquistas atuais da enfermagem e obstetrícia 

Os desafios atuais de quem trabalha com enfermagem incluem ocupar o rol de liderança nas equipes de saúde, ter progressão profissional e econômica, além de conseguir integrar a pesquisa como alicerce da prática baseada em evidência. “Precisamos desmitificar que a pesquisa é para poucos e está limitada ao âmbito acadêmico”, defende a pesquisadora.  

“Entre as conquistas (dos últimos anos) posso citar o aumento da consciência pública sobre o papel da enfermagem, um aumento da disponibilidade de opções educacionais.” Morelli sugere que durante a pandemia ficou mais claro para a população como os profissionais de enfermagem são essenciais em todo o sistema de saúde. 

Enfermagem aqui na Fiocruz 

Dados do Conselho Federal de Enfermagem do Brasil (Cofem) apontam que os profissionais (enfermeiros, obstetrizes, técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem) no Brasil ultrapassam a marca de 2 milhões e 800 mil pessoas. A Fiocruz oferece diferentes formações para quem trabalha com enfermagem.  Um exemplo são os cursos de especialização oferecidos pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Ao longo do ano, o instituto oferece vagas para especialização em enfermagem, especialização multiprofissional em ciências humanas e sociais e especialização multiprofissional em medicina. Há também opções de residência em enfermagem oferecidas pelo IFF.

Além disso, o Campus Virtual da Fiocruz oferece cursos, simpósios e outros recursos de educação a distância. Exemplo disso será a 2a Semana de Enfermagem nos dias 24 e 25 de maio. Acompanhe todas as oportunidades do Campus Virtual relacionadas à enfermagem aqui.

Outra área que deve ser conhecida por profissionais da enfermagem são os periódicos científicos da Fiocruz. Com revistas de diferentes áreas, mas todas em saúde, há espaço para pesquisadores publicarem artigos científicos e as revistas são todas disponíveis em Acesso Aberto. A revista HCS-Manguinhos da Fiocruz fez inclusive uma seleção especial para o Dia Internacional da Enfermagem no portal contando parte da história da profissão no Brasil. Confira a matéria sobre o assunto. 

 

Voltar ao topoVoltar