Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Deputados e integrantes do TCU visitam Fiocruz


08/02/2019

Rodrigo Pereira (Bio-Manguinhos)

Compartilhar:

A Fiocruz recebeu, no dia 13/12, a visita de integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e das Comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Participaram da comitiva servidores dos órgãos e os deputados federais Jorge Solla (PT/BA), Odorico Monteiro (PSB/PE), Benedita da Silva (PT/RJ) e Jandira Feghali (PC do B/RJ). O objetivo do encontro foi conhecer a área de produção da Fiocruz e fazer uma visita técnica ao local onde será construído o Novo Centro de Processamento Final (NCPFI) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. 

A deputada federal Jandira Feghali ressaltou que o NCPFI será essencial para o fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde e para a redução da dependência externa do país em relação à tecnologia de da indústria farmacêutica. Os mesmos pontos foram enfatizados pela deputada Benedita da Silva. “A Fiocruz tem toda a infraestrutura necessária para produzir e fornecer insumos de qualidade para sociedade brasileira”, afirmou Benedita.

Para a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, o Novo Centro é  um projeto fundamental para a fabricação de produtos biológicos. Nísia destacou o trabalho realizado por Bio-Manguinhos/Fiocruz). Para o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, a aproximação com as comissões e o TCU "é uma oportunidade para que o processo de construção do empreendimento seja conduzido da melhor forma, já que se trata de um projeto de suma importância para a saúde dos brasileiros". O futuro campus abrirá caminho para a oferta de novos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos buscando melhorias na forma de acompanhar alguns projetos, para que realmente sejam efetivos e eficientes e ofereçam bons resultados à população”, afirmou Marcio Pacheco, do TCU.

Após reunião no Castelo com a presidente Nísia Trindade Lima e representantes da Fiocruz, os visitantes se dividiram em dois grupos: um conheceu as instalações do Centro Henrique Penna (CHP/Bio-Manguinhos), que abriga a maior planta de protótipos da América Latina; e o outro visitou o terreno onde será construído o NCPFI. No local, os integrantes da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer todos os detalhes do projeto, o andamento das obras e os benefícios que o empreendimento trará ao SUS. “Mais do que produzir vacinas e biofármacos, iremos trazer soluções para a saúde pública. Com o Novo Centro em operação, iremos trabalhar na redução do déficit da balança comercial da Saúde, hoje na ordem de R$ 40 bilhões”, afirmou Mauricio Zuma.

 

Voltar ao topoVoltar