Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cooperação Social da Fiocruz participa do 10º Fórum Rio (25/11)

Desenho do mapa do Rio de Janeiro

24/11/2017

Por: Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Amanhã (25/11), às 14h30, a Cooperação Social da Fiocruz apresenta ao público externo o seu programa Promoção de Territórios Urbanos Saudáveis no 10º Fórum Rio, organizado pela ONG Casa Fluminense, no Galpão da Cidadania. O encontro reunirá diversos coletivos e organizações da sociedade civil com a proposta de construir uma agenda comum de prioridades para a região metropolitana do Rio de Janeiro em 2018 com vistas à redução das desigualdades territoriais, tendo como horizonte a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Nesta edição, o fórum ocorre no Galpão da Cidadania, na região portuária do centro do município do Rio, de 13h30 às 19h, para marcar os 20 anos sem Betinho e o retorno da Campanha Natal Sem Fome da Ação da Cidadania, em um momento em que o Relatório Luz da Sociedade Civil adverte sobre a possibilidade de reingresso do Brasil ao mapa da fome.

Durante o evento, serão lançados o Painel do Legislativo – plataforma de monitoramento da produção legislativa da Alerj no período 2014-2017 – e o Caderno de Experiência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Rio Metropolitano, que mapeou iniciativas territorializadas com objetivo de incidir na implementação dos ODS. A Feira da Integração trará expositores de produtos e campanhas de diversas instituições, grupos e indivíduos.

O coletivo de artistas Cia. De Mysterios e Novidades fará uma intervenção artística na abertura do evento, às 14h, e dará início à programação. Com diversas atividades simultâneas, rodas de conversas, debates e oficinas tratarão dos temas de déficit habitacional na região metropolitana do Rio, mobilidade urbana, direito à vida nos territórios de favelas, controle social e transparência na gestão pública, crise orçamentária do Estado do Rio de Janeiro, entre outros. Às 18h30 o grupo Rede Funk Social fará uma apresentação de passinho.

O documentário É Rio ou Valão?, viabilizado pela parceria entre o Observatório da Sub-Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha, ONG Verdejar, Cooperação Social da Presidência, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e com realização da VideoSaúde Distribuidora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz) será exibido, juntamente ao Baía Urbana, do biólogo e cineasta brasileiro Ricardo Gomes.

Promoção de Territórios Urbanos Saudáveis: por uma agenda emancipadora

Em formato de roda de conversa, representantes dos projetos que compõem o programa da Cooperação Social tratarão das metodologias de assessoramento, pesquisa e mobilização empregadas em Manguinhos e outros territórios vulnerabilizados com a perspectiva da promoção da saúde. André Lima, doutor em história pela Casa de Oswaldo Cruz com o tema da participação social nas favelas de Manguinhos, fará a mediação do encontro.

O projeto de Promoção de Territórios Urbanos Saudáveis é uma iniciativa de fôlego da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, vigente desde o começo do ano e com atividades previstas até 2019, que se organiza a partir de cinco projetos:

- Articular ações e metodologias de enfrentamento e prevenção às violências em territórios urbanos em situação de extrema vulnerabilidade civil;
- Contribuir com a construção de estratégias de gestão ambiental participativa e metodologia crítica para a redução do quadro de vulnerabilidade socioambiental de sub-bacias hidrográficas em territórios urbanos;
- Fomentar e estimular o desenvolvimento de tecnologias sociais que promovam diálogo entre saúde, território e arte que colaborem para a produção de territórios saudáveis;
- Contribuir para a instalação e manutenção de espaços coletivos de participação social e para um quadro de governança territorial democrática;
- Mapear e fortalecer as iniciativas de comunicação territorial crítica que sejam estruturantes nos territórios socioambientalmente vulnerabilizados.

O programa destina-se a desenvolver metodologias de participação cidadã e plataformas colaborativas de cultura e de comunicação que produzam e promovam um ambiente de valorização de direitos nos referidos territórios.

Serviço
 

10º Fórum Rio
Horário: 13h30 às 19h
Local: Galpão da Cidadania – Avenida Barão de Tefé, nº 75 – Saúde – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições gratuitas pela internet

Mais na web

Voltar ao topoVoltar