Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

25/04/2018

Conferência comemora os 30 anos do SUS

Biblioteca de Manguinhos

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Na quinta-feira, 26 de abril, o Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Manguinhos, recebe a conferência 30 anos do SUS: desafios e caminhos para o direito à saúde, que terá como conferencista a cientista política Sônia Fleury e como debatedoras Maria do Socorro de Souza, pesquisadora da Fiocruz Brasília e ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Isabela Soares Santos, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e membro do conselho consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

A conferência marca os 32 anos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e se insere na missão da unidade que é “participar da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde, objetivando atender às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros órgãos governamentais”, reafirmando assim o compromisso com o SUS.

Além disso, a atividade de aniversário do Icict inicia a programação da unidade para celebrar os 30 anos do SUS, comemorados em outubro de 2018, com a instituição do sistema de saúde como um direito do povo brasileiro, a partir da Constituição Federal de 1988. Com essas ações, o Instituto visa fortalecer o reconhecimento do SUS como uma conquista do estado democrático brasileiro, responsável atualmente por: 1,5 bilhões de consultas médicas, quatro bilhões de atendimentos ambulatoriais, 20 milhões de procedimentos oncológicos, 11 milhões de internações, 1,5 milhões de cirurgias eletivas e 98% da vacinação nacional, conforme dados do próprio Ministério da Saúde. Dos mais de 208 milhões de brasileiros (dados do IBGE), 160 milhões dependem exclusivamente do SUS, que atende em todas as regiões do país.

Uma referência

Com a tradição de ouvir nomes expressivos na luta pelo SUS, o Icict traz desta vez a cientista política Sônia Fleury, que é uma referência no Brasil e no exterior quando se fala em políticas públicas e sociais, seja na área de saúde, cidadania e gestão. Em seu currículo, destaca-se a sua participação efetiva no projeto da Reforma Sanitária Brasileira, que resultou na criação do SUS.

A cientista política também é professora visitante em universidades na América Latina e na Europa, além de integrar conselhos editoriais e acadêmicos, já tendo participado também como consultora em ministérios e órgãos do governo brasileiro e eme em organismos internacionais, como OPAS, BID, UNDP, Banco Mundial, FLACSO, dentre outros. Como escritora, publicou em diferentes idiomas e países artigos científicos e capítulos de livros, possuindo ao todo 12 livros publicados e 14 coletâneas organizadas.

Inscrições
Para participar do evento, que começa às 9h, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site do Icict. As inscrições são gratuitas e apenas os inscritos no site receberão o certificado de participação.

Como medida de acessibilidade, haverá intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante toda a Conferência. A Biblioteca de Manguinhos, da Fiocruz, fica na Av. Brasil, 4.365, no Pavilhão Haity Moussatché, em Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.

Convite para o evento com data, horário e nome das palestrantes

Serviço

Evento: Conferência “30 anos do SUS: desafios e caminhos para o direito à saúde
Conferencista: Sônia Fleury, cientista política
Debatedoras: Maria do Socorro de Souza (Fiocruz Brasília e ex-presidente do CNS) e Isabela Soares Santos (Ensp/Fiocruz e membro do conselho consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes)
Dia/Horário: 26/04/2018, quinta-feira, às 9h
Local: Biblioteca de Manguinhos/Fiocruz – Avenida Brasil, 4.365, no Pavilhão Haity Moussatché, em Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.
Inscrições

Voltar ao topoVoltar