Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conexão Fiocruz Brasília debate o novo coronavírus e populações vulneráveis (2/4)


01/04/2020

Fonte: Fiocruz Brasília

Compartilhar:

O avanço do novo coronavírus tem levantado diferentes preocupações acerca da população brasileira, dada sua realidade demográfica e a desigualdade social estruturante do país. A edição do Conexão Fiocruz Brasília desta quinta-feira (2/4), 15h, volta seu olhar para as populações mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, comunidades indígenas, quilombolas, população prisional e moradores de regiões de maior vulnerabilidade social.

Como a sociedade brasileira pode colaborar na proteção dessa parcela da população? Que ações e abordagens existem para lidar com essas pessoas em tempos de pandemia? De que forma a comunicação pode ser ainda mais estratégica para a contenção da doença Covid-19, contribuindo, ainda, para evitar o colapso do sistema de saúde?

Estes são alguns dos assuntos a serem abordados pelos pesquisadores da Fiocruz Brasília e convidados especiais no Conexão Fiocruz Brasília desta quinta-feira, que tem como tema O novo coronavírus e as populações em situação de vulnerabilidade e de rua. Seguindo a proposta das outras edições, a atividade proporciona a interação do público participante com os convidados, a partir do envio de perguntas pelas mídias sociais da Fiocruz Brasília, no Youtube, Facebook e Instagram.

As duas primeiras edições do Conexão Fiocruz Brasília já somam mais de 24,4 mil visualizações no Canal do Youtube da instituição, e abordaram temas como a saúde mental e as certezas e incertezas do novo coronavírus. Mais de 400 perguntas foram enviadas durante as transmissões, cujas respostas foram respondidas pelos pesquisadores participantes ou disponibilizadas na página especial da Fiocruz Brasília com perguntas e respostas sobre o novo coronavírus e em formato Podcast, nas plataformas de streaming.

No canal do Youtube, a Fiocruz Brasília produziu uma playlist específica sobre o novo coronavírus, com mais de 20 materiais, entre vídeos e áudios. Pelo Instagram e Facebook, a instituição divulga, diariamente, informações e dicas atualizadas para os seguidores. Em pouco menos de 15 dias, já são mais de 1,2 mil seguidores do @fiocruzbrasilia. Já no site da instituição, além de espaço específico para dúvidas da população, também estão disponíveis materiais de comunicação sobre o novo coronavírus, orientações sobre a não disseminação de fake news e peças para compartilhamento nas mídias sociais. A ampliação dos canais de comunicação da Fiocruz Brasília reforçam a importância da informação de qualidade, e a atuação conjunta com a população para conter a doença no país.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar