Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Começa a Feira de Soluções para a Saúde

16/10/2019

Compartilhar:

A Feira de Soluções para a Saúde começou nesta quarta-feira (16/10), no  Centro de Eventos do Ceará trazendo como tema "Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis". Na programação, debates e oficinas que abordam temas que impactam a saúde da população, assim como o Hackathon, maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados discutem novas ideias e desenvolvem projetos a partir de uma base de dados.

A Feira de Soluções faz parte da programação da 3º Feira do Conhecimento (FDC3), realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Na abertura do evento, o titular da pasta, secretário Inácio Arruda,  destacou a parceria com a Fiocruz que participa desde a primeira edição da FDC. Inácio Arruda falou também sobre a importância da Fundação para o desenvolvimento do Estado, a partir da ciência, inovação e tecnologia.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, participou da cerimônia de abertura ao lado da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, secretários, parlamentares e demais autoridades do setor. Nísia salientou a presença da Fiocruz no Ceará, como âncora do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), no Eusébio e ratificou a parceria da Fundação com todos os municípios cearenses, universidades, institutos de pesquisa e empresas que buscam a inovação.

Além da extensa programação que acontece no Mezanino 2 do Centro de Eventos, a Fiocruz também está com um stand na Feira do Conhecimento. Entre outras atividades, o visitante pode experimentar óculos de realidade aumentada desenvolvidos pelos pesquisadores da área de Biotecnologia da Fiocruz Ceará. 

Também faz parte da programação da Feira do Conhecimento, a primeira edição do Congresso de Municípios do Ceará (I CoMCe), realizada pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece). A programação segue até o dia 19 de outubro. A expectativa é de que 15 mil pessoas visitem a FDC3 durante os quatro dias de evento. Ao todo, são 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de Ciência e Tecnologia.  As atividades envolvem desde o público estudantil até pesquisadores, universidades, empresas, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.
 

Voltar ao topoVoltar