Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Cimatec Saúde é inaugurado em parceria com a Fiocruz

Lançamento do Cimatec

06/11/2020

Fonte: IGM/Fiocruz Bahia

Compartilhar:

O Instituto Senai de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI SAS), também denominado CIMATEC Saúde, foi inaugurado na sexta-feira, 30 de outubro, no Campus do SENAI CIMATEC, em Salvador. A Fiocruz é parceira do novo instituto equipado com laboratórios de alta tecnologia, que vai atuar em diversas linhas, como no desenvolvimento de vacinas, produção de remédios e insumos terapêuticos, engenharia de tecidos, biomateriais, diagnósticos e estudos clínicos. 

O evento contou com a presença do Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, além de autoridades do Ministério da Saúde e do Ministério da Defesa. O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, abriu a cerimônia, seguido do diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, e do pesquisador-chefe do ISI SAS, Roberto Badaró. A Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, também participou como convidada. 

“A era da economia da produção em massa vai se transmudar na economia do conhecimento, a knowledge economy. Se não houver a associação da tecnologia, com inovação e gente capacitada, nós não vamos acompanhar o bonde da história. Ter a oportunidade de vir aqui e conhecer o trabalho realizado, onde nós vimos o estado da arte em termos de pesquisa e inovação, faz acreditarmos que esse país tem futuro, tem capacidade e gente competente”, declarou Hamilton Mourão.

Leone Andrade apresentou a estrutura e as principais frentes de trabalho do instituto e comentou sobre a Vacina HDT 301, desenvolvida pelas empresas HDT (EUA) e Genova (Índia), que, no Brasil, terão os estudos clínicos de fase 1, 2 e 3 e a transferência de tecnologia conduzidos pela Fiocruz e o SENAI CIMATEC. A produção final da vacina será realizada pela unidade produtora de imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz. 


A Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, esteve presente no lançamento (Foto: Fiocruz Bahia)

Nísia Trindade salientou que a parceria com o SENAI CIMATEC vem se estruturando há bastante tempo, sendo um dos marcos a construção do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), e destacou a importância da associação da Fiocruz com a indústria. “Existe um grande futuro na parceria com o CIMATEC Saúde, muitas colaborações que a Fiocruz já vinha realizando também estarão presentes aqui, como é o caso do desenvolvimento de adjuvantes e de tecnologias promissoras para novas vacinas, na perspectiva que a Fiocruz já vem trabalhando e que se reforça com essa importante parceria”, disse. 

Além do pesquisador chefe, o CIMATEC Saúde conta mais com quatro lideranças científicas, uma delas é a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Milena Soares. No novo instituto, a cientista coordena, junto ao pesquisador emérito da Fiocruz, Ricardo Ribeiro, o centro de processamento celular, onde são desenvolvidos projetos na área de terapia com células-tronco, além de teste diagnóstico e vacina para Covid-19.

A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, comentou sobre as parcerias com a Fiocruz Bahia. “Nós temos convênio para realização de doutorado com projetos ligados a gestão, o Cidacs e agora o novo instituto, com o centro de processamento celular. Uma parceria boa que será ampliada com outras iniciativas”, observou.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar