Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciência Aberta é tema de debate no Conselho Deliberativo da ENSP 


12/12/2018

Por: Comunicação GTCA

Compartilhar:

O Grupo de Trabalho de Ciência Aberta da Fiocruz (GTCA) participou da última reunião do conselho deliberativo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) no dia 11 de dezembro com a pauta da Ciência Aberta e o processo em curso para a implementação de diretrizes institucionais sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa. A reunião foi conduzida pelo Diretor da unidade, Hermano Castro, e contou com a presença de Vice-Diretores e representantes de diversos departamentos e instâncias da ENSP. 

Após breve apresentação do GTCA, os participantes da reunião identificaram a Ciência Aberta como uma oportunidade para promover valores como o interesse público, o direito à informação e a devolutiva social das atividades de pesquisa. No entanto, frisaram que a perspectiva de abertura de dados deve se alinhar com a ética em pesquisa de modo que os direitos dos indivíduos que participam dos estudos não sofram prejuízos. 

Entre os desafios identificados pelos presentes, destacou-se o alto investimento necessário para viabilizar a adoção de novas práticas frente aos crescentes recortes em pesquisa. Além disso, indicaram a existência de outros tipos de produtos de pesquisa, tão ou mais relevantes quanto os artigos científicos, que poderiam ser “abertos” se propiciadas as condições e incentivos. Nesse sentido, uma sugestão é promover maior convergência entre ensino e pesquisa na medida em que a Ciência Aberta aponta para uma forte mudança na cultura do fazer científico que, por sua vez, deve mobilizar Programas de Pós-Graduação, seus coordenadores, orientadores de pesquisa e alunos. Outra sugestão é a promoção de um edital interno que estimule o compartilhamento de dados entre unidades da própria Fiocruz. 

Ao final da reunião, a ENSP se comprometeu a levar o tema da Ciência Aberta para o colegiado de Pesquisa e Educação. 

Confira o material em Power Point apresentado pelo GTCA e disponível no Repositório Institucional Arca.
 

Voltar ao topoVoltar