Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciência Aberta: conheça os oito cursos on-line e gratuitos da Fiocruz

08/06/2021

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Você sabia que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferece gratuitamente uma Formação Modular em Ciência Aberta? Com oito cursos, a iniciativa integra as estratégias da Fundação para apresentar à comunidade o movimento da Ciência Aberta, suas práticas, expectativas e controvérsias. Os cursos podem ser feitos por todos os interessados, de dentro e de fora da Fiocruz, e oferecem certificado.

Essa é uma realização da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), através do Campus Virtual Fiocruz. A formação é o resultado de uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz e a Universidade do Minho (Portugal).
 

Conheça os cursos de capacitação

A Formação Modular tem um total de oito cursos on-line, que foram pensados em quatro séries, divididas pelos seguintes conceitos: Fundamentos da Ciência Aberta; Marcos Legais; Pesquisa Aberta; e Educação Aberta. Cada uma destas séries englobam dois cursos. Todos são oferecidos na modalidade à distância.

A cada curso realizado, os alunos passam por uma avaliação on-line e recebem certificados de conclusão, de acordo com os critérios de aprovação. É possível cursar cada um de maneira independente. Acesse:

CURSO 1: O que é Ciência Aberta?
CURSO 2Panorama histórico da Ciência Aberta
CURSO 3Propriedade intelectual aplicada à Ciência Aberta
CURSO 4Direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais
CURSO 5: Acesso aberto
CURSO 6: Dados abertos
CURSO 7: Panorama da Educação Aberta
CURSO 8: Recursos Educacionais Abertos

Clique aqui e acesse todos os cursos pelo Campus Virtual Fiocruz.

 

*Atualizado em 09/07/2021.

Voltar ao topoVoltar