Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cabo Frio recebe o “Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas” (9 a 11/11)

Girotech

08/11/2017

Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

Compartilhar:

Uma exposição interativa e divertida da Fiocruz é a atração em Cabo Frio, na Região dos Lagos, nos próximos dias 9, 10 e 11 de novembro, quando o caminhão da ciência coordenado pelo Museu da Vida estaciona na Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo. No local, o Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas apresenta módulos com diversos temas científicos para estimular e instigar o público. Quem for conferir, poderá participar de atividades no Girotec, no Planetário Digital e na Bancada de Microscopia, além de interagir também com os Modelos Anatômicos, a Cadeira Giratória e a Pilha Humana.

Com viagens pela Região Sudeste do país, a unidade móvel se propõe a visitar cidades carentes em museus ou equipamentos de divulgação científica. As informações para o agendamento de visitas podem ser consultadas no site do Museu da Vida

Em Cabo Frio, serão apresentadas atrações como o Girotec, uma espécie de ‘pião’ que gira em diversas direções provocando a sensação de falta de referência da força da gravidade. Mas, não é só isso. Já imaginou fazer uma viagem espacial sem sair da Terra? O Planetário Digital do Ciência Móvel brinca com essa ideia ao mostrar importantes fenômenos astronômicos, usando tecnologia de última geração.

Planetário digital do Museu da Vida

O museu itinerante tem patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Desde o seu lançamento há 11 anos, foram beneficiadas com as atividades do Ciência Móvel mais de 650 mil pessoas.

Sobre a Semana Fluminense do Patrimônio

Em sua sétima edição, a Semana Fluminense do Patrimônio (SPF) será realizada entre os dias 7 e 19 de novembro. Conta com várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da Semana é promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e ampliar o conhecimento da população em torno dessa iniciativa anual em suas mais diversas expressões. Com o tema deste ano Arte, Cidade e Patrimônio, os organizadores querem estimular a reflexão em torno do espaço urbano como experiência estética e identitária e as implicações dessa experiência sobre a memória e o patrimônio. Para saber mais, acesse o site da 7ª Semana Fluminense do Patrimônio.

Serviço

Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo
Endereço: Avenida Vítor Rocha, 998 - Parque Burle. Cabo Frio – RJ
Atendimento ao público:
9 e 10 de novembro: das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h
11 de novembro: das 8h30 às 12h

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar