Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

BNDES e Fiocruz assinam acordo para restauração de patrimônio


07/02/2019

Agência BNDES de Notícias

Compartilhar:

O então presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, assinaram, em 21/12, acordo de R$ 10,4 milhões para a restauração do patrimônio arquitetônico e requalificação do núcleo arquitetônico e histórico de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Os recursos serão não reembolsáveis e passíveis de dedução fiscal pela Lei Rouanet.

A solenidade, ocorrida na sede do BNDES, também contou com representantes da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC), que será a responsável pela execução das intervenções previstas no projeto. “A estratégia do BNDES com a preservação histórica não é apenas a de reconstrução física, mas sobretudo dar significação econômica e promover o desenvolvimento social”, explicou Dyogo.

O Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos é formado pelo conjunto de edificações erguidas nas duas primeiras décadas do século 20: Castelo, Pavilhão do Relógio, Cavalariça, Pavilhão do Quinino, Casa de Chá e Restaurante, além do Pombal. O projeto prevê o restauro da Cavalariça e do Pombal, com a implantação de museus em ambos os espaços, além de ações de educação patrimonial e capacitação profissional. Os demais prédios também sofrerão intervenções para aumentar o fluxo de visitação e oferta cultural. “Este acordo se soma ao esforço realizado pelos museus e pela comunidade científica para integrar a juventude da região, que é uma das mais carentes da cidade do Rio de Janeiro”, comentou a presidente da Fiocruz.

 

 

Voltar ao topoVoltar