Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Biblioteca de Manguinhos recebe exposição e oficina cultural sobre saúde mental

Menina na exposição

23/05/2019

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) promove duas atividades culturais que destacam o tema da saúde mental e o Sistema Único de Saúde.

A exposição Morar em Liberdade: Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira está em cartaz no Hall da Biblioteca, com imagens poéticas sobre o cotidiano de pessoas egressas de longas internações psiquiátricas e seus processos de ressocialização, em parceria com a Fiocruz Brasília e a TV Pinel. 

Na quinta-feira, 23/05, a partir das 10h, a Biblioteca de Manguinhos recebe o Ato-oficina de bordados Linha Vital – Saúde Mental e o Sistema Único de Saúde, organizado pela Fiocruz Brasília em parceria com os coletivos Linhas do Horizonte, Linhas de Sampa e Linhas do Rio.

Nesta oficina, o convite é para criar uma nova obra em bordado, por meio de uma simbólica ‘linha vital’, “para recobrir com afeto, alegria, desejo e cidadania os trilhos do trem e, todos os acessos, que ainda conduzem pessoas ao asilamento nos manicômios”, de acordo com os organizadores.

Confira a programação no site do Icict e saiba mais sobre a exposição: Morar em Liberdade na Biblioteca de Manguinhos.

Voltar ao topoVoltar