Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Aspectos teóricos e práticos do processo de estimativa da carga de doença é tema de curso na Fiocruz AM


27/05/2019

Por: Eduardo Gomes (Fiocruz Amazônia)

Compartilhar:

Iniciam na próxima segunda-feira, 27/5, as inscrições para o curso de atualização em Aspectos Teóricos e Práticos do Processo de Estimativa da Carga de Doença, uma atividade promovida pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), sob coordenação do pesquisador, Júlio César Schweickardt.

A iniciativa será oferecida para profissionais de saúde, alunos de mestrado, doutorado e pesquisadores com atuação na área de Saúde Pública. A ação visa oferecer informações sobre a metodologia do estudo da Carga Global de Doença, enfatizando os aspectos teóricos e práticos para o cálculo do DALY e de seus componentes de mortalidade (YLL) e morbidade (YLD).

As aulas serão ministradas pelos professores: Ana Paula Lopes Maricato, Analista de Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz); Jéssica Nunes Belchior, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz/RJ; Joyce Mendes de Andrade Schramm, pesquisadora-docente da Ensp; Maria de Fátima dos Santos Costa, tecnologista do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz); Mônica Rodrigues Campos, pesquisadora-docente da Fiocruz/RJ; Raulino Sabino da Silva, pesquisador da Fiocruz/RJ.

O curso dispõe de 20 vagas, cujo preenchimento obedecerá às condições dispostas na Chamada de Seleção Pública Simplificada. O processo será realizado através do Campus Virtual, por meio de Formulário de Inscrição. É importante que o candidato preencha o formulário de Inscrição disponibilizado no hotsite, não esquecendo de inserir o link do Currículo Lattes atualizado, no local indicado, visto que o mesmo será importante no processo de avaliação.

As aulas acontecerão no período de 24 a 28 de junho, em horário integral, totalizando a carga horária de 40h, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à Rua Teresinha, 476, Bairro Adrianópolis.

Voltar ao topoVoltar