Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Jovem Fiocruz e Levante Popular da Juventude realizam ViverSUS para estudantes no Rio de Janeiro


19/05/2023

Roberta Nunes

Compartilhar:


O VIVERSUS aconteceu de 9 a 13 de maio e é fruto de uma parceria da Agenda Jovem Fiocruz e o Levante Popular da Juventude. Jovens das cidades do Rio de Janeiro puderam conhecer mais sobre o principal modelo de saúde mundial, o Sistema Único de Saúde ( SUS). O Projeto tem como público-alvo estudantes da área da saúde com o objetivo de realizar formações e vivências na realidade do SUS, visando à ampliação da compreensão das potencialidades, bem como dos desafios, e o envolvimento, desde a formação dos futuros profissionais na dinâmica do Sistema Único de Saúde. Ele é ferramenta para conquista desses estudantes, os convidando a se engajarem na defesa do SUS e/ou se tornarem futuros profissionais do SUS, compreendendo sua importância a partir de seus princípios norteadores que são a universalidade, integralidade e equidade", comenta a coordenadora da Agenda Jovem, Luciane Ferrareto.

O piloto foi realizado em São Paulo no mês de abril e iniciou a sequência de vivências que tem previsão para acontecer ainda em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Pernambuco. A iniciativa aposta na interação entre os segmentos do quadrilátero do SUS (formação, atenção, gestão e controle social em saúde) durante o processo metodológico. Durante a imersão, os viventes entram em contato com a rede de atenção à saúde e são provocados a somarem na luta em defesa da saúde pública e na construção do Sistema Único de Saúde. 

Nessa edição que aconteceu no Rio de janeiro, foram realizados debates sobre Reforma Sanitária, Prevenção e Promoção da Saúde, além de visitas e vivências nas Clínicas da família, nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Instituto Fernandes Figueira (IFF) e no Super Centro Carioca de Saúde. 

Ana Stehlick, da equipe coordenação pedagógica no ViverSUS Rio de Janeiro e Militante do Levante Popular da Juventude fala sobre o processo anterior ao encontro.

 
"Organizar o ViverSUS foi uma experiência de muito aprendizado. Ali renovamos nossa esperança para os futuros profissionais de saúde e atingimos alguns objetivos pré-estabelecidos pela Comissão, como - Democratizar e ampliar o acesso à juventude aos serviços de saúde pública; incidir na participação popular na saúde e a formação e fortalecimento das articulações com os. movimentos sociais na área da saúde." 

A estudante do 9º período de enfermagem, Rafaela Esteves relatou sua experiência durante esses 5 dias: "O ViverSUS para mim representa um reencontro pessoal quanto ao orgulho de viver em um país que tem o Sistema Único de Saúde como o principal modelo de saúde mundial. Aprendemos o quanto é importante assumir o compromisso de cuidar e lutar para que esse sistema seja cada vez mais valorizado e protegido. Enfim, nem um grande relato conseguiria descrever o sentimento de gratidão e os momentos vividos nessa grande experiência imersiva. "Voltaria quantas vezes fosse preciso e acho que é algo que todo mundo precisa viver uma vez na vida e nem sabe."

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar