Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Jovem: Chamada para projetos de juventude e saúde com inscrições abertas


16/07/2019

Compartilhar:

Apesar de anunciada pelo IBGE uma curva demográfica de envelhecimento da população para os próximos anos, no momento atual, o contingente populacional de jovens ainda é o maior na história do país. Nos últimos 15 anos esforços em torno da construção de institucionalidades para políticas públicas de juventude convergiram atores governamentais, da sociedade civil e de cooperação internacional. O Estatuto da Juventude, sancionado em 2013, é um dos legados mais ilustrativos.

Para o campo da saúde, o quadro epidemiológico da situação juvenil revela a urgência no tratamento do tema: questões relativas as violências, saúde sexual e reprodutiva com enfoque em gravidez juvenil e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), uso abusivo de álcool e outras drogas são os temas mais recorrentes. Contudo, considerando uma visão mais ampliada de saúde, fatores ligados ao mundo do trabalho, educação, segurança pública, cultura e participação social afetam as condições de vida e saúde da juventude.

A convocatória “Jovens Investigadores em Juventude e Saúde” integra o projeto da Agenda Jovem aprovado no Programa Fiocruz de Fomento à inovação: Inova Fiocruz, na modalidade Ideias Inovadoras, e tem como objetivo principal valorizar o conhecimento dos jovens sobre os jovens e para os jovens, de modo a fortalecer suas capacidades de reflexão e ação de maneira criativa. Para tanto, selecionará propostas de investigação de jovens que tenham entre 18 e 29 anos de idade e que estejam cursando ou tenham concluído, nos últimos seis meses, graduação ou mestrado na área de ciências sociais, humanas ou da saúde. As propostas apresentadas devem indagar o campo da saúde, por meio de uma pesquisa empírica, expressando assuntos de especial interesse da juventude com reflexões originais e apontamentos de prioridades.

A partir de sua atuação social e na qualidade de investigadore/as, os/as jovens podem identificar estratégias e metodologias que sejam potentes para pensar o campo da saúde. A chamada integra um conjunto de ações da Agenda Jovem Fiocruz, uma iniciativa da Fundação de Oswaldo Cruz para fortalecer ações e diálogo sobre políticas públicas de juventude com enfoque na Saúde. Para tanto, reúne representantes de diferentes Unidades técnico-científicas da instituição, visando o aprimoramento das capacidades institucionais e atividades de mobilização e formação junto a atores governamentais e da sociedade civil.

Considerando dados que atestam os efeitos das desigualdades socioeconômicas nas favelas e periferias, a convocatória prioriza jovens moradores/as e com atuação social nessas regiões, como forma de contribuir para uma formação intelectual comprometida com a realidade social.

Durante a realização da pesquisa e até o final da mesma estão previstas as seguintes entregas a serem realizadas por cada jovem selecionado/a: a) relatórios parciais e finais com o detalhamento das ações que são/serão implementadas nos territórios, assim como apresentação dos resultados (qualitativo e quantitativo) obtidos e identificação de lições aprendidas que favoreceram a discussão entre saúde e juventude; c) artigo para publicação sobre a pesquisa; d) sistematização e apresentação dos resultados. Os/as jovens participarão de três encontros presenciais, distribuídos ao longo do período da pesquisa. Serão convidados pesquisadores especialistas nas áreas temáticas dos projetos aprovados, que constituirão uma equipe de mentores para acompanhamento dos/as jovens investigadores.

O prazo para submissão das propostas inicia em 16 de julho e vai até 04 de agosto. Mais informações, acesse a chamada pública. Para mais informações ou dúvidas, entrar em contato com: (21) 3882-9217 ou
agendajovemfiocruz@gmail.com  

Voltar ao topoVoltar