Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Fiocruz - 14 de outubro a 19 de outubro

Foto de uma agenda aberta com caneta e post it

10/01/2018

Compartilhar:

SEGUNDA-FEIRA: 14/10

IOC promove encontro sobre pesquisa com zebrafish. O evento, que apresentará à comunidade científica e acadêmica estudos realizados com o método alternativo (zebrafish), conta com mesas-redondas compostas por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fiocruz, que realizam experimentos com peixe-zebra.
Horário: 9h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva

II Seminário de Metodologias de Pesquisa em Museus. Promovido pelo Museu da Vida da COC, o evento reúne especialistas de diversas instituições para debater o tema Museus e ambientes digitais: pesquisas e aplicações. A palestra de Jean-Pierre Briot, diretor de Pesquisa do Centre Nacional de la Recherche Scientifique da França, é um dos destaques. Confira a programação
Horário: 9h30 às16h30
Local: auditório do Museu da Vida

Roda de conversa Desafios da paternidade, conduzida pelo psicólogo Eugenio Lacerda e pelo professor de filosofia da UniRio Charles Feitosa. A iniciativa é promovida pela equipe de Enfermagem do Nust/CST/Cogepe, por meio dos Diálogos com a Enfermagem.
Horário: 14h
Local: auditório da CST (Pavilhão Carlos Augusto da Silva, sala 210)

TERÇA-FEIRA: 15/10

De 15 a 17 de outubro a Fiocruz promove a Semana da Educação. Os encontros ocorrerão no auditório do Museu da Vida. Dentre os destaques da programação está a entrega da Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall, no dia 15, a partir das 13h30. Também na terça serão entregues o Prêmio Capes de Tese 2019 e o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses. Nos dias 16 e 17 a Semana da Educação segue com a realização da Câmara Técnica de Educação, das 9h às 17h.
Local: Museu da Vida
Mais informações

II Fórum Nacional de Informação em Saúde. Além de duas mesas-redondas sobre o tema, o evento terá lançamento de número especial da revista P2P & Inovação e discussão da proposta de criação da Rede Nacional de Pesquisadores sobre Informação em Saúde (Renapis).
Horário: 9h
Local: Sala Multimídia do Icict. (Pavilhão Haity Moussatché - Sala 202).
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br
Mais informações

QUARTA-FEIRA: 16/10

Simpósio Fiocruz-CNRS – Uma agenda de cooperação para a Saúde (de 16 a 18 de outubro).
Horário: 9h às 17h
Local: Salão Internacional da Esnp
Mais informações

Mestrado em Vigilância e Controle de Vetores do IOC: Diagnóstico molecular de larvas de Angiostrongylus spp., recuperadas de moluscos. Autora: Aline Carvalho de Mattos. Orientadora: Suzete R. Gomes e Lângia Colli Montresor.
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva

Seminários Discentes da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC. Associação do antimoniato de meglumina com miltefosina: uma nova abordagem para o tratamento de leishmaniose visceral. Aluna: Gabriella Gonçalves Ozório. Orientador: Elmo Eduardo de Almeida Amaral. Vírus como indicadores da qualidade da água em ecossistemas costeiros da zona oeste do Rio de Janeiro: utilização de metodologias moleculares e avaliação de impacto antropogênico em águas recreacionais. Aluna: Lorena da Graça Pedrosa de Macena. Orientadora: Marize Pereira Miagostovich.
Horário: 13h30
Local: sala 5 do Módulo de Expansão do Ensino – Pav. Arthur Neiva

Feira de Soluções para a SaúdeSaúde digital para territórios saudáveis e sustentáveis (o evento prosseguirá até o dia 19).
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
Mais informações

QUINTA-FEIRA: 17/10

15 Anos do ICTS: Seminário do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Horário: 9h às 16h30
Local: Sala Multimídia do Icict - Pavilhão Haity Moussatché, Sala 202.
Inscrições

Defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC. Igreja Nossa Senhora dos Remédios/NHRC – Colônia/RJ: valores e significado cultural, por Rodolfo Lo Bianco, orientador: Renato da Gama Rosa Costa (COC/Fiocruz).
Horário: 14h
Local: sala 304 do Centro de Documentação e História da Saúde

SEXTA-FEIRA: 18/10

Lançamento do concurso Chef Circuito Saudável do INCQS, que tem como objetivo selecionar preparações culinárias saudáveis e sustentáveis baseadas no Guia Alimentar da População Brasileira, nas diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e na Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. Haverá várias atividades, entre as quais a palestra Aproveitamento integral dos alimentos, com Regina Tchelly, fundadora do Favela Orgânica.
Horário: 9h30
Local: auditório do INCQS

Exame de Qualificação da Pós-graduação Ensino em Biociências e Saúde do IOC: O ensino de ciências e a deficiência físico-motora: discutindo a formação docente com enfoque na tecnologia assistiva. Aluna: Aimi Tanikawa de Oliveira. Orientadoras: Rosane Moreira Silva de Meirelles e Helena Carla Castro Cardoso de Almeida
Horário: 9h30
Local: sala 5 do Módulo de expansão do Ensino – Pav. Arthur Neiva

Centro de Estudos do IOC: La dolce vita: a digestão de açúcares como alvo para controle de vetores. Palestrante: Fernando Genta – Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do IOC. Mediador: Carlos Roberto Alves – Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva

Doutorado em Biologia Parasitária do IOC: Ecologia e genética de populações de Triatoma brasiliensis no leste do Ceará. Autora: Antonia de Castro Ribeiro. Orientadora: Marli Maria Lima
Horário: 13h30
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva

Defesa de dissertação de mestrado em Patologia Humana (UFBA/Fiocruz): Priapismo na doença falciforme: associação entre polimorfismos genéticos e biomarcadores laboratoriais.
Autora: Camylla Vilas Boas Figueiredo. Orientadora: Marilda de Souza Gonçalves
Horário: 14h
Local: Auditório Aluízio Prata – Fiocruz Bahia

SÁBADO: 19/10

 Fiocruz pra Você
Horário: 8h às 17h
Local: Campus Manguinhos

Voltar ao topoVoltar