Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Cultural Mandela Vive inicia ciclo de atividades (11/12)

Nelson Mandela

08/12/2017

Por: Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

A produção literária das periferias – suas narrativas, personagens e estéticas próprias – estão mais uma vez em pauta no 3º Seminário Literatura no Dente, um dos pilares da Agenda Cultural Mandela Vive desde a sua criação, em 2015. O seminário desta vez enfoca o humor como estratégia de resistência na literatura negra e é uma das atividades previstas para o dia 11, próxima segunda-feira, na Biblioteca Parque de Manguinhos. O evento, que também prevê atrações culturais, acontece das 13h às 19h. A entrada é franca.

O grupo Música na Calçada abre a programação às 13h e em seguida, o diretor e ator Dieymes Pechincha e a atriz Sirléa Aleixo, da companhia Manguinhos em Cena, apresentam as esquetes A literatura de outono do morador 301 e Obrigada pelo pó - ambas de autoria de Felipe Eugênio, coordenador do Ecomuseu de Manguinhos. A Agenda Cultural Mandela Vive é uma realização da RedeCCAP com curadoria do Ecomuseu de Manguinhos e conta com apoio institucional da Cooperação Social da Fiocruz e da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC/Fiocruz) na captação de recursos, por meio da lei municipal de incentivo à cultura.

Às 14h, o seminário Literatura no Dente convida o público para a mesa Fale ao motorista apenas o indescritível: as estratégias do humor na combativa literatura negra. O debate contará com a presença das escritoras Janaína Abílio e Sirléa Aleixo - autoras participantes da primeira residência literária da Agenda, em 2015; Juliana Correia, arte-educadora no projeto Baobazinho, que ensina literatura africana e afro-brasileira para crianças; e Álvaro Marins, professor de literatura especialista em Machado de Assis e Lima Barreto. A mediação será feita por Felipe Eugênio, que também atua como editor do Bando Editorial Favelofágico – responsável pelas residências literárias da Agenda Cultural Mandela Vive.

Após a conversa, uma apresentação do grupo Hip Hop Saúde, formado por poetas de Manguinhos, e a roda de rima freestyle com a banda Tritura encerram a programação do dia. Durante o evento, os organizadores apresentarão o calendário de atividades da Agenda para 2018. O encontro acontece com apoio do Conselho Comunitário de Manguinhos e Biblioteca Parque de Manguinhos.

Serviço

Agenda Cultural Mandela Vive
Data: 11/12/2017
Horário: De 13h às 19h
Local: Biblioteca Parque de Manguinhos - Avenida Dom Helder Câmara, nº 1184.
Aberto ao público
Mais informações no evento no Facebook

Voltar ao topoVoltar