Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

23ª Semana do Programa de Vocação Científica acontece entre 7 e 11/5


19/04/2018

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) irá realizar entre os dias 7 e 11 de maio a 23ª Edição do Programa de Vocação Científica (Provoc). O evento acontecerá em dois espaços do Campus Manguinhos da Fiocruz. Enquanto as apresentações orais acontecerão na sala 314 da EPSJV, a sessão de painéis será realizada no espaço da Sala de Leitura da Biblioteca de Manguinhos. Conheça a programação.

Astronauta vendo a terra

Sobre o Provoc

O Programa de Vocação Científica – Provoc foi criado em 1986 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

O Provoc tem por objetivo possibilitar ao estudante de ensino médio a vivência em ambientes de pesquisa e conhecer o cotidiano de trabalho dos pesquisadores, proporcionando a experiência de aprender ciência fazendo ciência. O programa busca estimular o jovem a seguir uma carreira científica, especificamente, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Até o presente, passaram pelo Programa mais de 2000 estudantes. Diversos ex-alunos, já profissionais, hoje vivem a experiência de ser orientadores de jovens do ensino médio. Desde 2010, o Provoc mantém parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e oferece bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) para alunos de escolas públicas.

O Provoc, que completou 30 anos em 2016, recebe jovens estudantes matriculados na primeira série do nível médio de ensino, oriundos de instituições educacionais conveniadas. Após processo de seleção o aluno inicia sua formação acadêmica em atividades de pesquisa científica, gestão em ciência e tecnologia (C&T) sob a orientação de pesquisadores-orientadores da Fiocruz.

 

* Com informações do site Observatório Juventude C & T

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar