Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Inova Fiocruz

0
1
2
3
4

Sobre o Inova

Objetivo

O Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, “Inova Fiocruz”, lançado em 2018, tem como objetivo fomentar a pesquisa e a inovação resultando na entrega de produtos/conhecimento/serviços para a sociedade.

 

Propósito

Promover a inovação de pesquisas na área de saúde visando à entrega de conhecimento, produtos e/ou serviços à sociedade.

 

Valores

  • Inovação
  • Excelência
  • Transparência
  • Inclusão
  • Colaboração

 

Financiamento

Fundo de Inovação da Fiocruz e do Ministério da Saúde. 

 

Equipe

Coordenação

Claude Pirmez
Marcio Rodrigues
Márcia Teixeira

Gestão Operacional

Lilian Gomes Sampaio
Sandra Topfer

Gestão Estratégica

Ana Paula Oliveira Brum
Cássia Dias Pereira
Gabriel Rezende
Lilian Petroni
Marcel Martins 
Raquel Cristina Martins Salviati
Renato Domingues

Gestão Tecnológica

Nayher Clavijo
Pedro Teixeira

Colaboradores

Cristiane Boar
Cosme Antonio Regly
Maria de Fátima Baptista Diniz
Roberta Goldstein
Silvania Dantas

 

 

Contato

programa.inova@fiocruz.br

Indicadores no Observatório - Dashboard

Relatório Inova 2018/2021

Chamadas encerradas

Visa apoiar propostas para o desenvolvimento de produtos na área de terapias avançadas.

Buscar soluções de IA que sejam conduzidas e produzidas localmente e, portanto, que possam ser mais relevantes e úteis para atender às necessidades de saúde das comunidades locais e sistemas de saúde, notadamente o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. 

Visa fomentar projetos em estágio avançado de maturidade tecnológica, para transformar os conhecimentos gerados internamente em produtos e/ou serviços inovadores para atendimento às necessidades da sociedade e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Visa selecionar propostas de projetos de pesquisa e inovação que se façam em rede de cooperação, enfrentando colaborativamente problemas e/ou temas específicos da realidade a partir do campo da Promoção da Saúde.

Visa fomentar usos inovadores de dados secundários, de forma a contribuir para resolver/compreender os desfechos relativos à saúde da mulher e da criança.

Visa apoiar a realização de sequenciamento genético de projetos consolidados e coortes bem estabelecidas, visando incremento de qualidade das pesquisas com elevado grau de maturidade científica. 

Visa o desenvolvimento de produtos inovadores no campo educacional, em especial de Recursos Educacionais Abertos (REA) em temas prioritários para a formação de profissionais de saúde no âmbito da Educação Superior e da Pós-graduação.

Visa selecionar projetos interdisciplinares que tragam soluções para enfrentamento da doença de Chagas no Brasil.

Visa apoiar o desenvolvimento de pesquisas que tragam como resultado propostas inovadoras para o enfrentamento das consequências da COVID-19 e para o fortalecimento do SUS no pós-pandemia, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e transversal. 

Visa apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em saúde, em todas as áreas de atuação do IAM, com objetivo de fortalecer a produção científica regional e nacional e a capacidade de resolução de problemas de saúde pública para o SUS

Visa selecionar propostas de projetos de pesquisa e inovação em rede, com o objetivo de fortalecer pesquisas cooperativas ampliando as atividades de Pesquisa Básica, Aplicada, Clínica, de Educação e/ou de Saúde Pública, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no IOC.

Visa incentivar ambientes favoráveis a PD&I por meio da formação de redes de pesquisa para o desenvolvimento das regiões em áreas temáticas descritas no edital.

Visa selecionar propostas de pesquisa interdisciplinares voltadas para à preparação e resposta precoce às Emergências em Saúde Pública

Visa apoiar projetos que contribuam para o aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena desenvolvendo produtos essenciais a diversificação, ampliação e qualidade dos serviços de saúde prestados aos indígenas.

Visa  a indução, articulação e o fortalecimento de ações territorializadas que promovam saúde e sustentabilidade nos territórios no contexto atual da pandemia Covid-19 e do pós pandemia, considerando a integração de saberes e práticas sobre a determinação socioambiental da saúde e a integralidade aspiracional da Agenda 2030.

Visa encontrar ideias que façam a diferença na área de gestão para que possam contribuir de forma efetiva nos processos finalísticos da Fiocruz. 

Objetiva apoiar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a formação de pessoas em áreas estratégicas e prioritárias para a sociedade, proporcionando condições para o crescimento e consolidação da pesquisa científica e tecnológica.

Tem o objetivo selecionar propostas para a “Geração do Conhecimento” nas áreas definidas pela Fiocruz como prioritárias para a Pandemia da Covid-19.

Tem o objetivo de apoiar propostas voltadas para a pandemia da Covid-19 que possam trazer ações, decisões e respostas rápidas.

Serão selecionados projetos que visem o uso dos resultados das pesquisas no campo da saúde pública, para a melhoria das condições de vida da população e do Sistema Único de Saúde - SUS.

O Inova Labs Fiocruz é um programa de pré-aceleração que objetiva identificar oportunidades junto aos pesquisadores da Fiocruz em todo o país para o desenvolvimento de soluções que possam resolver lacunas relevantes do sistema público de saúde.

Combina capacitação, modelagem de negócios e competição entre as equipes.

Visa subsidiar projetos de pós-doutorado em diversas áreas e tem como público pesquisadores com doutorado obtido nos últimos sete anos.

Serão selecionados projetos já em desenvolvimento, com possibilidades concretas de geração de produto

Visa estimular recém-doutores de forma a ampliar as competências científicas e tecnológicas em áreas estratégicas.

Serão selecionados projetos interdisciplinares que abordem questões relevantes para o SUS e destina-se a servidores da Fiocruz em função de pesquisa com doutorado.

Visa apoiar ideias inovadoras para o sistema de saúde pública e destina-se a todos os servidores da Fiocruz em todas as áreas de atuação da instituição.

Estrutura

Editais vigentes com:

  • - Fiocruz Pernambuco (IAM)
  • - Fiocruz Ceará
  • - Fiocruz Bahia (IGM)
  • - Fiocruz Paraná (ICC)

 

I Simpósio Inova Fiocruz

  • O I Simpósio Inova Fiocruz teve a duração de 8 dias em setembro: com abertura no dia 08/09 e painéis nos dias 11, 14-16, 21-23.

Avaliação dos Projetos

  • Resultado final da avaliação dos projetos
    Confira aqui a lista do resultado final da avaliação dos projetos dos editais Ideias Inovadoras, Produtos Inovadores (1ª rodada), Geração de Conhecimento e Novos Talentos
  • Resultado parcial da avaliação dos projetos
    Lista com o resultado parcial (antes da solicitação de recursos) da avaliação dos projetos dos editais Ideias Inovadoras, Produtos Inovadores (1ª rodada), Geração de Conhecimento e Novos Talentos
 

Voltar ao topoVoltar