A Plataforma Bi Institucional de Pesquisa em Medicina Translacional é um Acordo de Cooperação Técnica (Convênio 25380.00025-31/2016-52) firmado em 2016 entre a Fiocruz São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Faculdade de Medicina e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP).
O objetivo da Plataforma, instalada no Campus da Universidade de São Paulo na cidade de Ribeirão Preto, é atuar no desenvolvimento de soluções científicas utilizando de processos tecnológicos para a melhoria da saúde e bem estar do paciente com enfoque em produtos e processos em imunobioinsumos, adjuvantes, nano (bio) produtos, produtos biotecnológicos e dispositivos médicos que possam promover o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Portanto, o intuito principal é cumprir a Diretriz 05 (T1): “Fortalecer a inserção e o caráter nacional da Fiocruz nas atividades de CT&I e saúde buscando a redução das desigualdades regionais”.
Ciência, tecnologia e inovação
No cenário contemporâneo, a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) são o único mecanismo para o desenvolvimento sustentável, profissionalização de mão de obra, democratização da economia e da saúde, além da geração de emprego e renda.
No Brasil, com os avanços no campo da legislação em CT&I (EC 85/2015, Lei 13.123/2015, Lei 13.243/2016 e Decreto 9283/2018, essas oportunidades se tornaram viáveis como modelo de desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida.
Durante a trajetória da Plataforma de Medicina Translacional, a Fiocruz também firmou acordos para o desenvolvimento do arranjo produtivo regional em saúde com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Supera Parque tecnológico, Governo do Estado de São Paulo, Faculdade de Ciências e Letras, e Faculdade de Ciências Farmacêuticas, também da USP-RP, além de outras unidades da Fiocruz Nacional.
Endereço e contato:
Plataforma Bi Institucional de Pesquisa em Medicina Translacional
Dentro do Campus da USP, na Rua dos Técnicos, s/n, atrás da garagem
Telefone: (16) 3315-8800