Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Quarto episódio do podcast Revozes debate 'A presença de travestis e transexuais na Ciência'


08/08/2022

Icict/Fiocruz

Compartilhar:

(Re) existir na Ciência. Esse foi o caminho percorrido pela professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Luma Nogueira de Andrade, para se tornar a primeira doutora travesti no país. No ep. #4 do Revozes, Travestis e transexuais nas ciências, Luma narra sua trajetória de vida articulada com suas vivências e a pesquisa cientifica.  

O tema dessa conversa foi inspirado na entrevista concedida pela professora e pesquisadora à Reciis n.13, n. 2 do ano de 2019: Assujeitamento e disrupção de um corpo que permanece e resiste: possibilidade de existência de uma travesti no ambiente escolar. O texto compõe o dossiê 40 anos do Movimento LGBT no Brasil: comunicação, saúde e direitos humanos. Os estudos da cientista tiveram início nas ciências biológicas, de onde também surgiram estranhamentos e questões no que se refere ao corpo e à sexualidade. A partir disso, a pesquisadora passa a construir críticas sobre o conhecimento biológico em articulação com as ciências humanas.  

A sua existência, construída no interior do estado do Ceará, provocam a professora Luma Nogueira a dissertar, na linguagem científica, sobre outras possiblidades de ser travesti. No doutorado, Luma desenvolve uma tese sobre a disciplina e a (re)existência de jovens travestis às normas educacionais, propondo condições de ‘fuga’ e ‘táticas’ para existir e permanecer também no lugar da educação, da ciência. No programa, a professora conta sobre os estranhamentos gerados pela sua existência no espaço educacional, deslocando-se das ruas e prostituição, lugares-comuns da presença travesti.

O podcast Revozes é uma ação do projeto Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Reciis. O objetivo é fortalecer as iniciativas de divulgação e popularização da ciência por meio da revista eletrônica do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), de modo a ampliar e tornar acessível o alcance do conhecimento científico no país.  

Volver arribaVolver