Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

PITSS é apresentado para estudantes da Universidade de Coimbra


03/05/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

O Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) da Fiocruz foi apresentado em palestra realizada, na manhã do dia 29 de abril, para estudantes de mestrado e doutorado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (CES-UC). 

A palestra “Territórios sustentáveis e saudáveis: abordagem contemporânea da saúde pública e da saúde coletiva" foi ministrada pelo coordenador de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Guilherme Franco Netto, a convite do professor da faculdade de Economia da CES-UC, José Manuel Mendes. 
Guilherme ressaltou a criação do Programa Territórios Saudáveis e Sustentáveis e outras experiências da Fiocruz na área de saúde e ambiente e destacou a possibilidade de fazer com que essa abordagem possa ser trabalhada em outras circunstâncias e em outros territórios.

Cooperação - A palestra ocorreu no âmbito da Universidade Cooperativa Internacional (LUCI), uma cooperativa de investigação em saúde pública crítica, da qual faz parte a Fiocruz, por meio da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS).
Em 2019, foi realizada uma oficina na Casa dos Povos em Paraty (RJ/Brasil), que teve por objetivo a elaboração preliminar do marco epistêmico-conceitual para a proposta de cooperação com a Universidade Paris 8, Universidade de Coimbra (Centro de Estudos Sociais - CES), na perspectiva do Projeto da Universidade Colaborativa Internacional.
A LUCI recorre tanto a teorias e epistemologias críticas do Sul como a abordagens metodológicas alternativas que promovam uma transformação social emancipatória.  Esta iniciativa dá continuidade à missão estratégica da Fiocruz para desenvolver espaços de articulação que estabeleçam diálogos interdisciplinares e interculturais da saúde coletiva entre as instituições envolvidas, em especial com as ciências sociais e humanas, a educação e as ciências ambientais, coadunando-se com os referenciais pós-coloniais, como o das epistemologias do Sul, uma das bases conceituais da cooperação.

PITSS -  Programa voltado para a indução, articulação e fortalecimento de ações territorializadas que promovam saúde e sustentabilidade nos territórios, considerando a integração de saberes e práticas sobre a determinação socioambiental da saúde e a integralidade aspiracional da Agenda 2030 da ONU. 
São objetivos do programa: a geração e o compartilhamento de conhecimentos sobre territórios sustentáveis e saudáveis (TSS), a sistematização, apoio e articulação das experiências institucionais relacionadas ao tema, a indução e o fomento de ações institucionais no campo do TSS, a articulação com outras agendas coerentes com o tema, a criação de redes de TSS,  a consolidação de boas práticas que promovam TSS e o apoio à formulação e implementação de políticas públicas que dialogam com o tema.

 

Volver arribaVolver