Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Papos Periódicos: evento do Fórum de Editores Científicos da Fiocruz debaterá revisão por pares aberta

13/10/2021

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Revisão por pares aberta: quais os desafios de se realizar? No dia 21 de outubro, às 14 horas, o Fórum de Editores Científicos da Fiocruz convida para uma edição do Papos Periódicos, um evento virtual com a proposta de debater temáticas relevantes para a editoria científica. Desta vez, o tema é Revisão por partes: desafios frente à ciência aberta. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e terá tradução em libras.

Para compor a discussão, estarão presentes: da Bireme/Scielo, Lilian Callò; o editor-chefe da revista científica Dados, Luiz Augusto Campos; e o editor da revista científica Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Glauco Silva. A moderação será realizada pela editora da revista Trabalho, Educação e Saúde da EPSJV/Fiocruz, Angélica Ferreira Fonseca. A abertura do evento ficará a cargo da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado.

A moderadora Angélica Ferreira Fonseca pontua sobre a importância do debate: “O movimento da ciência aberta impacta tanto na produção do conhecimento quanto na difusão do mesmo para a sociedade – isso gera repercursões em muitas instâncias, e uma delas é a de avaliação de textos científicos, que vamos tratar no evento”, explica. “A avaliação aberta nos coloca diante de uma tríade: a transparência, a consistência e a oportunidade, porque são elementos desejáveis na pesquisa. Como equilibramos isso diante dos desafios postos pela avaliação aberta? É o que vamos conversar no dia 21”.

 

*Atualizado em 15/10/2021.

Volver arribaVolver