Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Palestras sobre ações institucionais são destaque do Dia da Mulher


14/03/2023

Fiocruz Bahia

Compartilhar:

O Dia da Mulher na Fiocruz Bahia, realizado na última quinta-feira (9/03), reuniu autoridades estaduais e membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Participaram do evento a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado; a Coordenadora do Programa Mais Meninas na Ciência da Fiocruz, Cristina Araripe, e as secretárias do Estado da Bahia Ângela Guimarães, de Promoção da Igualdade Racial; Elisângela Araújo, de Políticas para as Mulheres; e Fabya Reis, de Assistência e Desenvolvimento Social. Também estiveram presentes as representantes das secretarias de Saúde, Roberta Sampaio; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sahada Luedy; e de Educação, Patrícia Oliveira. 

A mesa de abertura foi iniciada pela diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, que falou da importância de reunir mulheres para discutir temas voltados à equidade de gênero, ciência, saúde e divulgação científica, contribuindo para as ações de redução das desigualdades. “Nós, como mulheres, enfrentamos no dia a dia muitos desafios, principalmente quando se é uma mulher negra. Desejo que possamos, como mulher, usar o nosso potencial criativo com sabedoria e perseverança, resistir ao silenciamento e a invisibilidade, e conduzir a nossa trajetória com coragem e com confiança”, afirmou. 


A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação proferiu a palestra intitulada “Divulgação Científica e Equidade: A experiência da Fiocruz”.

Durante a  apresentação, Cristiani Machado falou sobre a Política de Divulgação Científica na instituição e as ações desenvolvidas nas unidades pelo Brasil. “Esse é um conjunto de ações e iniciativas que visam levar a ciência para a sociedade, levando não só conhecimento científico de uma forma unilateral, mas envolvendo toda a sociedade e os diferentes grupos sociais nas discussões e na construção do conhecimento. A ciência só pode ser bem feita se dialogar com a realidade social e isso não acontece se ficarmos confinados nos nossos espaços de pesquisa. Nós precisamos ouvir e compreender esses sujeitos”, declarou.

Entre os principais pontos apresentados pela vice-presidente está o Programa Mulheres e Meninas na Ciência, iniciativa que estimula meninas estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a conhecerem a despertarem o interesse pela carreira científica, além de dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. “É muito bom ouvir a história das nossas pesquisadoras. As suas lutas, as suas dificuldades, os seus desafios. Isso também é muito importante para o conjunto das mulheres e das meninas que querem seguir essa trajetória”, afirmou.

Durante o evento também foram apresentadas ações de divulgação científica promovidas pela Fiocruz Bahia, dentre elas o projeto Meninas Baianas na Ciência,  apresentado pela pesquisadora Karine Damasceno, que tem como principal objetivo incentivar meninas a conhecerem e interessarem-se por áreas de ciência, tecnologia e inovação, além de fortalecer e divulgar o papel das mulheres nas áreas de ciências em saúde.

A servidora Lorena Magalhães apresentou as ações do Núcleo de Pró-equidade de Gênero e Raça que tem entre as suas principais atribuições a promoção da equidade de gênero, das relações étnico-raciais e da diversidade sexual na Fiocruz Bahia, atuando a favor da equidade e de ações igualitárias relacionadas ao trabalho, ao atendimento ao público e à produção e popularização do conhecimento.

Em seguida, o chefe da Gestão da Comunicação e Divulgação Científica da Fiocruz Bahia, Antônio Brotas, falou sobre o projeto Sons e Imagens da Bahia, coordenado por ele, iniciativa que proporcionou aulas online sobre audiovisual para mais de 200 alunos e alunas da rede pública, distribuídas em mais de 20 escolas, tanto de Salvador quanto de cidades no interior do estado. O projeto, no qual a maioria do público era formada por meninas, foi realizado em parceria entre a Fiocruz Bahia e a Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC), com apoio da Lei de Apoio à Cultura (Pronac 193074).

Por fim, a representante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Shirley Costa, falou sobre os impactos positivos da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz para os alunos da rede pública estadual e suas contribuições para o início de novas e promissoras carreiras científicas.

Clique aqui  para visualizar a fotogaleia do evento.

 

Volver arribaVolver