Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Inova Labs promove encerramento da Rodada 3


17/05/2021

Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

O Programa Inova Labs Fiocruz promoveu nesta quinta-feira (13) o encerramento da terceira rodada do treinamento que visa capacitar pesquisadores e alunos da Fiocruz quanto ao empreendedorismo científico e inovação. O Demoday foi transmitido ao vivo pelo canal da Fiocruz no YouTube e contou com as apresentações, chamada de pitchs, das seis equipes finalistas com soluções que levam a transformação de pesquisas em produtos e serviços que alcancem a sociedade.

A iniciativa da Fiocruz, com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), que faz parte da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS), com apoio e treinamento da Biominas Brasil, conclui ao longo de 10 semanas a rodada com os pesquisadores selecionados com projetos em oncologia, emergências sanitárias e doenças negligenciadas, levando ao público uma nova forma de apresentar essas soluções.

A abertura do evento, apresentada por Isabella Allende, da Biominas, contou com a participação do vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, da representante do Decit, Priscila Azevedo e do diretor da Biominas Athur Nigri. Rodrigo destacou a importância de levar o demoday para o público “Esse programa em colaboração com o Decit, apresenta novas ideias que podem ser levadas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e hoje neste encerramento, a gente vê a evolução de todas as equipes e assim conhecemos os trabalhos que estão sendo realizados na Fiocruz. É um dia divertido e sempre uma surpresa adicional.”

Para Priscila Azevedo a terceira rodada mostra o sucesso da parceria com o Decit. “Completamos aqui o terceiro ciclo e vemos a qualidade desse processo, o desempenho das equipes e a qualidade dos projetos. Gostaria de agradecer as equipes participantes e todos que fazem um esforço enorme durante esse processo, o Decit tem um papel importante, pois identificamos o papel empreendedor em cada grupo e acompanhamos todas as fases para entregar soluções para a sociedade brasileira.”

Adaptado integralmente ao formato online por conta do momento de pandemia, o treinamento traz novas oportunidades, como relata Arthur Nigri. “Na quarta rodada que será lançada na próxima semana continuaremos virtualmente com toda qualidade e com monitorias especializadas. A ideia é aprender com várias metodologias e ferramentas durante 10 semanas. Vamos dar continuidade a esse trabalho na última rodada e esperamos muitos participantes.”

Em seus trabalhos seis equipes finalistas apresentaram a validação de seus projetos com aprendizado de identificação do público-alvo, modelos de comercialização, desenvolvimento de novas habilidades e planejamento para que a Fiocruz fortaleça ainda mais sua política de inovação.
As seis equipes finalistas foram:  Corona Reveal; - Instituto Oswaldo Cruz (IOC);  Detect Arbo (IOC);  FreeMallaria do Instituto René Rachou (IRR) ; IBDevices (IRR) ; Nano Fight Virus da Fiocruz Ceará e PREVINI, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI).

Outras 11 equipes também apresentaram seus projetos com vídeos de dois minutos gravados. Foram elas: SintIFA de Farmanguinhos; Bgz UV Bots do INI/Instituto Nacional de Infectologia ; Empis do IAM/Instituto Ageu Magalhães; Mag^ia IOC/Instituto Oswaldo Cruz; Repo 3D IGM/Instituto Gonçalo Muniz/Fiocruz Bahia; Tempo Certo do IFF/Instituto Fernandes Figueira; Macro in Micro IRR/instituto René Rachou/Fiocruz Minas; CellTox da IGM/Instituto Gonçalo Muniz/Fiocruz Bahia; Meu Info Saúde 2.0 da ESNP; Azans Biotech do CDTS e  Vaccine Game da Fiocruz Ceará. 

Equipes vencedoras e Prêmio Aline Machado

A segunda parte do Demoday foi a premiação das equipes.
Além das três primeiras colocadas, também foram contempladas as equipes com o Prêmio Maior Evolução para a start-up  Nanofight Virus e o  Prêmio engajamento para a equipe Repo 3D.

A equipe que ficou em terceiro lugar foi Inbox Devices.

A segunda colocada foi  Corona-Reveal.

Em uma merecida homenagem, a trabalhadora Aline Machado, que foi responsável pelo Inova Labs, fez parte da cerimônia em memória no encerramento com o Prêmio Aline Machado para a equipe que ficou em 1º lugar nesta rodada. Depois de perder a luta para Covid em março deste ano, Aline foi lembrada pelo vice-presidente Rodrigo Correa “Aline era só alegria, Aline foi do Inova Labs desde a sua criação e era responsável por toda gestão e administração desse Programa e essa é a melhor lembrança que podemos ter, trazer a alegria que ela espalhava para todos neste prêmio com inovação e para entregar coisas boas para o SUS, pois isso que ela fazia durante todo seu tempo na Fiocruz.”

A equipe campeã da Rodada 3 foi FreeMallaria.

Cristiana Brito, coordenadora da equipe vencedora é pesquisadora do Instituto René Rachou (IRR/ Fiocruz Minas) e agradeceu a equipe de todo Inova e as companheiras de equipe Denise Alvarenga e Tais Souza que “com harmonia e parceria deram o sentido de equipe para chegar até aqui”.

Conheça as equipes da Rodada 3.

A Rodada 4 do Inova Labs está aberta até o dia 04 de julho de 2021 e o treinamento das 24 equipes selecionas começará em 2 de agosto.

Faça sua inscrição

Volver arribaVolver