Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Carta da Presidente


08/03/2017

Compartilhar:

Por: Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz*


A luta das mulheres pelos direitos econômicos, sociais, políticos e civis é essencialmente uma luta pela democratização da sociedade, pela equidade nas relações de gênero e uma forte expressão de esperança em um mundo mais justo.

O fato de a Fiocruz ser dirigida, pela primeira vez em sua história, por uma mulher aumenta a responsabilidade de todos nós, mulheres e homens, que nos comprometemos com a equidade e a justiça na instituição e na sociedade. Representamos hoje 55,7% dos trabalhadores e 59% dos que realizam atividades de pesquisa e somos maioria entre os estudantes.

Instituído para lembrar a repressão a movimentos de operárias nos Estados Unidos, na América do Norte, em meados do século 19, o Dia Internacional da Mulher somente em 1975 foi reconhecido pela ONU. Tornou-se uma referência na luta pelo trabalho digno, igualdade de condições com respeito às diferenças, contra a violência e o assédio moral e sexual, pela participação política e, sobretudo, a favor da vida e da igualdade.

Ao comemorá-lo este ano na Fiocruz, dirijo uma palavra especial a todas as trabalhadoras e estudantes que constroem o dia a dia de nossa instituição. Na agenda institucional, o fortalecimento do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, a luta pelo respeito às diferenças e pela equidade no desempenho profissional e na ocupação de cargos e a promoção de ambientes de trabalho e estudo que respeitem e garantam os direitos das mulheres encontram-se entre nossas prioridades de gestão.

Estou certa que esta perspectiva representa a valorização do conjunto dos trabalhadores de nossa instituição e, por esta razão, escolhemos também para nossa aula inaugural A ciência e o enfrentamento da emergência sanitária, um tema de profundo impacto, sobretudo entre mulheres em situação de pobreza, e convidamos duas pesquisadoras da Fiocruz que vêm se destacando em estudos sobre o impacto da epidemia do zika vírus e da síndrome congênita associada. É também uma forma de homenagearmos todas as mulheres que no dia a dia desta instituição produzem conhecimento e contribuem para o Sistema Único de Saúde que precisamos efetivamente construir. Comemorar é celebrar e, ao mesmo tempo, promover avanços em nossa agenda institucional.

Por um 8 de março que fortaleça a equidade de gênero e as conquistas das mulheres em nossa sociedade.

*Mensagem enviada à comunidade Fiocruz em 8 de março de 2017

Volver arribaVolver