Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fio-Câncer promove encontro temático sobre Covid-19 e o paciente oncológico


16/06/2021

Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

Em mais um encontro temático transmitido pelo canal oficial da Fiocruz no YouTube, a Rede Fio-Câncer, iniciativa do Programa de Pesquisa Translacional (PPT), vinculado à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), promoveu nesta terça-feira, 11 de maio, o evento internacional com o tema ‘Covid-19 e o paciente oncológico’.

O encontro reuniu pesquisadores de várias Unidades da Fiocruz e foi aberto ao público com três palestras abordando diferentes aspectos de Covid em pacientes com câncer. A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, que destacou que “essa iniciativa é essencial para o trabalho de pesquisa em um momento tão importante e essa integração com outras instituições fortalece o trabalho neste tema de Covid em pacientes oncológicos.” 

Os coordenadores da Rede Fio-Câncer Martín Bonamino e Adriana Bonomo ressaltaram que o objetivo dos encontros é fortalecer a Rede de pesquisa em câncer na Fiocruz com outros institutos, promovendo ciência, educação e inovação. 

Os coordenadores apresentaram os palestrantes do evento, iniciado com a palestra de Andreia Melo, oncologista do Instituto Nacional de Câncer (INCA), com o tema Risco de morte por Covid específico em pacientes com câncer. A apresentação apontou casos ocorridos com pacientes em tratamento no INCA em 2020 e destacou os principais aspectos relacionados aos desfechos clínicos dos pacientes. 

Com a mediação de Robson Monteiro, do Instituto de Bioquímica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e coordenador do Programa de Oncobiologia da UFRJ, o segundo debate contou com a palestra do pesquisador Jeffrey Zwicker, da Beth Israel Deaconess, da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, que trouxe informações sobre trombose, câncer e Covid, contextualizando situações que mostraram os riscos de trombose em pacientes com COVID, incluindo o risco relativo em pacientes oncológicos.

A terceira palestra apresentada no encontro foi promovida por Marcelo Soares, responsável pelo Programa de Oncovirologia do INCA, e abordou o tema Genética Molecular do SARS-CoV-2 infectando pacientes com câncer.  Marcelo informou que o INCA já promoveu mais de 14 mil testes de Covid-19 em pacientes e destacou  fenômenos de infecções, co-infecções e a dinâmica de caracterização molecular dos vírus infectando os pacientes oncológicos.

Acesse a transmissão no YouTube com todas as palestras do Encontro temático da Rede Fio-Cancer: COVID-19 e Câncer.

O próximo encontro da Rede Fio-Câncer será no dia 7 de julho. O tema ainda será divulgado.

Volver arribaVolver