Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fio-Schisto promove entrega dos Prêmios José Pellegrino e Amaury Coutinho


03/05/2021

Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

A Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), por meio do Fio-Schisto, Programa Integrado em Esquistossomose da Fiocruz, iniciativa do Programa de Pesquisa Translacional (PPT), promoveu no dia 29 de abril de 2021, a cerimônia de entrega do Prêmio das melhores tese e dissertação em Esquistossomose, e teve transmissão ao vivo pelo Canal Oficial da Fiocruz no YouTube. O evento faz parte do XVI Simpósio Internacional sobre Esquistossomose e tradicionalmente concede os Prêmios José Pellegrino, para a melhor tese de doutorado e Amaury Coutinho, para a melhor dissertação de mestrado, por indicação de comissões avaliadoras que levam em consideração a excelência dos trabalhos. 

Nesta edição foram inscritos trabalhos defendidos no Brasil no período de 10/06/2018 até 31/12/2021. O evento recebeu a inscrição para o Prêmio Amaury Coutinho de oito dissertações provenientes de cinco instituições e para o prêmio José Pellegrino de nove teses provenientes de nove instituições.
A cerimônia de Boas-vindas foi realizada pelo coordenador nacional do Fio-Schisto, Roberto S. Rocha, que saudou a todos e passou a palavra para o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, que destacou a importância de manter a premiação, mesmo nos tempos de pandemia.  “A premiação, que seria ano passado, precisou ser adiada, mas mantivemos esse encontro e o grupo do Fio-Schisto faz um trabalho maravilhoso em trazer discussão e análise sobre esquistossomose; e no contexto atual do Brasil e do mundo, essa doença ficou mais negligenciada ainda e na Fiocruz estamos revertendo isso e continuamos intensamente trabalhando com dedicação.”

A apresentação do evento também prestou homenagens às memórias do Professor Zilton Andrade, feita pelo pesquisador do IGM (Instituto Gonçalo Moniz) Dr. Mitermayer Reis, por seus mais de 60 anos dedicados à Medicina Tropical e ao Professor José Rodrigues Coura, morto em abril de 2021 aos 93 anos, que foi vice-presidente de Pesquisa da Fiocruz e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), homenageado por Rodrigo Correa por um papel importante na parasitologia brasileira.

A segunda parte da premiação foi conduzida pela Dra. Sandra Grossi Gava que anunciou a Menção Honrosa do Prêmio Amaury Coutinho para Karine Ferreira Lopes, pelo programa de pós-graduação em Parasitologia/UFMG, orientada pelos Drs Stefan Michael Geiger e Edward Oliveira. A vencedora do Prêmio Amaury Coutinho foi Poliane Silva  Maciel, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Instituto Rene Rachou (IRR), com a dissertação de mestrado orientada pelos Dras Cristina Toscano Fonseca e Lis Ribeiro do Valle Antonelli e intitulada “Impacto da desnutrição proteico-energética na infecção experimental por Schistosoma mansoni”.

Poliane agradeceu “foi um grande presente ter esse reconhecimento, essa oportunidade promovida pela comissão organizadora. Foram muitos desafios e todo esforço que tivemos, agora foi reconhecido, agradeço muito as minhas orientadoras.”

O Prêmio José Pelegrino, foi anunciado pela presidente do 16° Simpósio Internacional sobre esquistossomose, Dra. Roberta Lima Caldeira, agraciando com Menção Honrosa, Christiane de Oliveira Goveia, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Universidade do Estado do Pará/Instituto Evandro Chagas, orientada pelos Drs Márcio Roberto Teixeira Nunes e Martin Johannes Enk e a vencedora de melhor tese de doutorado foi Vivian Favero, do programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde – PUC-RS, , orientada pelos Drs Célia Regina Ribeiro da Silva Carlini e Carlos Graeff-Teixeira, com a tese “Aprimoramento do método Helmintex para diagnóstico da infecção por Schistosoma mansoni baseado na detecção de ovos”.
Vivian agradeceu emocionada “Os frutos ainda estão sendo colhidos, os orientadores tiveram papel primordial, foram além de orientadores, também colegas de profissão.”

O 16º Simpósio Internacional de esquistossomose realizará vários eventos ao longo de 2021 e o próximo encontro será no fim de junho.

Para acessar a transmissão completa da premiação clique aqui.

Volver arribaVolver