Início do conteúdo

Reciis lança perfil nas redes sociais para popularizar o conhecimento


18/10/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Neste dia 15 de outubro, data em que se celebra o Dia do Professor com diversas manifestações em defesa da Ciência no país, a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), lança seu perfil na rede social Instagram. 

A ação faz parte do projeto Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Reciis, o qual tem o objetivo de fortalecer as iniciativas de divulgação e popularização da ciência e da comunicação científica por meio do periódico Reciis, de modo a ampliar e tornar acessível o alcance da informação científica no país. 

De acordo com o jornalista e coordenador do projeto, Roberto Abib, a proposta é fazer usos da dinâmica e da linguagem das redes sociais para falar sobre ciência, mais especificamente sobre temas abordados na revista com a intenção de convidar os usuários cientistas, professores, alunos e público em geral a ter acesso à linguagem científica por meio dos artigos publicados no periódico. “Nossa intenção também é personificar/humanizar o conhecimento científico trazendo os autores para apresentar suas pesquisas seja por vídeo-resumo ou num bate-papo por meio de lives”.

Feminismo e ciência nas redes sociais

O tema abordado nas próximas semanas será sobre Feminismos, fazendo referência aos dois últimos volumes publicados que contou com o dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde. (Partes 01 e 02). Alguns conteúdos serão adaptados em outras plataformas com Spotfy e está previsto a abertura do perfil do periódico em outras redes sociais, que estão sendo estudadas e avaliadas. 

O projeto Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Reciis é financiado pelo Programa de Indução à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT/ Inova Icict), que visa desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde, objetivando atender às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada desde 2007 pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um periódico interdisciplinar trimestral, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos nas interfaces comunicação, informação e saúde; em português, inglês ou espanhol. 

Volver arribaVolver