Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Aumento da fome no Brasil é tema de nova edição da Revista Poli


02/07/2021

Por: Cátia Guimarães (EPSJV/Fiocruz)

Compartilhar:

Capa da revista mostra pessoas recebendo doações de alimentos
Duas grandes pesquisas mostram o agravamento da insegurança alimentar no país, incluindo a ampliação da população em situação de fome. Na reportagem de capa da Poli, especialistas discutem o impacto da pandemia nesse cenário, ao mesmo tempo em que alertam que essa piora já vinha de antes. Desemprego, informalidade no trabalho, falta de acesso à água e redução de programas de incentivo à agricultura camponesa e familiar são alguns dos problemas apontados como determinantes da situação de fome nas cidades, no campo e nas comunidades indígenas.  

Um programa nacional que vai garantir a formação técnica dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias é tema de outra matéria desta edição. Recuperando o histórico da luta dessas categorias no campo da educação, a reportagem mostra as expectativas das entidades representativas desses trabalhadores e as críticas de professores e pesquisadores da área sobre a forma como o curso será realizado. 

Também no campo da educação, a entrevista é com o professor Romualdo Portela, da USP, que explica por que o ensino domiciliar, em vias de ser regulamentado no país, afeta o direito à educação, com consequências ainda mais danosas numa sociedade desigual como a brasileira. 

O debate sobre a desigualdade também está presente na reportagem que mostra a situação dos adolescentes durante a pandemia: solidão, ansiedade, obstáculos do ensino remoto e dificuldades materiais são alguns dos problemas relatados e analisados na matéria, que mostra ainda esforços de superação em meio a um contexto tão adverso. 

O papel do SUS no enfrentamento da pandemia é destaque de outra reportagem em que especialistas ressaltam uma aparente contradição: ao mesmo tempo em que o sistema vem ganhando reconhecimento da população, são frequentes as falas e iniciativas públicas sobre a necessidade de reformar aquela que é reconhecida como a maior política de inclusão social do país. De acordo com pesquisadores, mais do que defender melhorias, esse movimento expressa um projeto de integração entre serviços públicos e privados, em benefício do grande empresariado da saúde.

Por fim, na seção ‘Dicionário’, a revista explica o que são as patentes e o sistema mais amplo de propriedade intelectual no qual elas estão inseridas. Além de detalhar os acordos e mecanismos legais que tratam desse tema, a matéria apresenta o debate atual sobre a importância de uma flexibilização do monopólio, como um esforço para ampliar a vacinação e salvar vidas em meio à pandemia.

A Revista Poli é uma publicação jornalística editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade técnico-científica da Fiocruz.

Boa leitura!
 

Volver arribaVolver