Os objetos digitais se configuram por um conjunto de recursos digitais que trazem informações em diversos formatos como imagens, sons, gráficos, vídeos, animações, dentre outros, que de forma organizada compõem uma funcionalidade interpretada por um sistema operacional ou um software em plataformas digitais. O emprego de objetos educacionais abertos pode ser utilizado quando esse objeto é construído com linguagem aberta (movimento Open Source) e possui licença pública de utilização dos seus códigos e informações nele contida. Quando um objeto digital é utilizado no contexto educacional ele pode assumir as terminologias de "Objetos de Aprendizagem Digital", "Recursos Educacionais Digitais" etc.
Toda produção científica, técnica, tecnológica, cultural e didático-educacional
Veja artigo 3º da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.
Lançada em 1999, com o objetivo de criar uma plataforma simples para permitir a interoperabilidade e a pesquisa de publicações científicas de diversas disciplinas. Esta iniciativa surgiu no seio da comunidade dos “eprints” e partiu de uma abordagem essencialmente técnica (de que resultou o protocolo OAI-PMH), sem grande preocupação “filosófica”. Mas, ao fornecer uma base estável para a interoperabilidade de “arquivos” abertos, e face ao número crescente de servidores que o implementam, contribui para dar maior visibilidade e encorajamento ao movimento de Acesso Livre ao Conhecimento.
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Órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter histórico, científico, tecnológico ou estatístico.