Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Ensino


A Fiocruz é a principal instituição não universitária de formação e qualificação de pessoal para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de ciência e tecnologia em saúde do Brasil.

Os alunos da Fundação são oriundos de todas as regiões do país e também do exterior, em especial da América Latina e da África de língua portuguesa.

Os cursos são oferecidos nas diversas Unidades da Fiocruz, em nível de pós-graduação Stricto sensu – com programas acadêmicos e profissionais; Lato sensu – especialização e residência (médica e multiprofissional); Educação Profissional: formação inicial, continuada e Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Veja a figura abaixo as categorias de cursos oferecidas:

Todos os cursos oferecidos pela Fiocruz podem ser acessados através do Campus Virtual Fiocruz, uma rede de conhecimento e aprendizagem voltada à educação em saúde. Neste ambiente virtual, pessoas e instituições parceiras compartilham plataformas, serviços e atividades. Com base no uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e educação, é possível ter acesso a cursos e recursos educacionais. Dessa forma, o Campus Virtual Fiocruz está alinhado aos princípios de ampliação do conhecimento, conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

Acesse agora a plataforma e mantenha-se informado sobre notícias, eventos, editais, cursos com inscrições abertas e demais informações sobre todos os cursos da Fiocruz. O Campus Virtual tanmbém possui uma página no Facebook.

Facebook Fiocruz: Página oficial de relacionamento com os usuários, atendimento à população e divulgação de agendas, programas e ações da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação internacional

Cooperação e solidariedade entre os povos pautam as atividades da Fiocruz na área internacional. A instituição atua em parceria com agentes estrangeiros, com o objetivo de promover o desenvolvimento da educação, da ciência e o reconhecimento da saúde como direito fundamental.

Há duas dimensões da internacionalização acadêmica:

•    a cooperação Norte-Sul, em associação com instituições da Europa e dos Estados Unidos e
•    a cooperação Sul-Sul, em acordos com países em desenvolvimento, predominantemente do Hemisfério Sul.

No âmbito interno, a internacionalização acadêmica conjuga ações diretas da Presidência. O Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) é o órgão que assessora a Presidência, atuando na representação institucional e na normatização das atividades internacionais. Cabe ao Cris coordenar e apoiar as diversas unidades da Fundação nos procedimentos voltados à cooperação em saúde, ciência e tecnologia.

Já a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) é encarregada de coordenar as atividades de educação. Sua Coordenação Geral de Pós-Graduação (instância equivalente à Pró-Reitoria universitária) responde pela pós-graduação da Fiocruz junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A orientação para alunos estrangeiros da Fiocruz está no Guia do Aluno Online, bem como nas versões em espanhol e inglês (.pdf), publicado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). Você pode também acessar a informação sobre ingresso na Fiocruz em Alunos Estrangeiros no Campus Virtual Fiocruz.

Contatos importantes

Educação Internacional
Telefone: +55 21 3885-1718
E-mail: edu.internacional@fiocruz.br

Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris):
E-mails: liliane.menezes@fiocruz.br / cris@fiocruz.br
Telefone: +55 21 3885-1774

Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz/RJ (APG-Fiocruz/RJ):
Foi fundada em 2012 e tem como principal objetivo representar todos os estudantes de programas Lato sensu e Stricto sensu, coletiva e individualmente.
Conheça seu site e sua página no Facebook.

Facebook PGIOC
Foi criado um grupo na rede social, por iniciativa dos alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz, unidade da Fiocruz. O grupo serve para compartilhar informações sobre congressos, cursos, disciplinas, trocas de protocolos e reagentes, procura e oferta de vagas para moradia na cidade, entre outros temas.

Infraestrutura didática
Bibliotecas
Editora Fiocruz
Portal de Periódicos
Repositório Institucional - Arca

Acolhimento de estudantes
Acolhimento de estrangeiros
Guia do Aluno - 2018

Centro de Apoio ao Discente – CAD-Fiocruz
O Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz) tem como finalidade acompanhar os alunos durante sua estada na instituição, favorecendo a integração e o equacionamento das situações individuais e coletivas que possam vir a influenciar no bem-estar, no desempenho acadêmico e no desenvolvimento profissional dos estudantes.
O CAD - Fiocruz atua como um espaço de escuta psicossocial, oferecendo atendimento inicial e encaminhamento de demandas dos discentes, sejam elas de cunho particular ou institucional.
Para informações, escreva para cad@fiocruz.br ou ligue para 3882-9066.

No Portal Fiocruz

Mais notícias
Pesquisa e ensino
Bibliotecas
Editora Fiocruz
Acolhimento de estrangeiros

Mais em outros sítios da Fiocruz

Cursos oferecidos pela Fiocruz
Portal de Periódicos
Repositório Institucional - Arca
Guia do Aluno - 2018
Regimento da pós-graduação stricto sensu
Regimento da pós-graduação lato sensu
Diretrizes da cooperação internacional no ensino (Portaria 708/2006)
Qualificação de candidato estrangeiro (Portaria 286/2004)
Diretrizes para seleção de alunos estrangeiros (Portaria 085/2006)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar