Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Prêmio Elizabeth abre chamada para submissão de trabalhos


13/05/2021

Simone Kabarite

Share:

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia História Social das Propriedades e Direito de Acesso, conhecido por INCT Proprieta, lança edital do Prêmio Elizabeth, que homenageia Elizabeth Teixeira, importante líder rural do país. O Prêmio tem o objetivo de trazer à luz trabalhos em torno das lutas históricas das mulheres e do direito à terra no Brasil. O Prêmio Elizabeth foi pensado, no momento do aumento incomensurável do feminicídio e do machismo enquanto estrutura político-social nesse território.

Sobre a estrutura do prêmio:

O Proprietas selecionará, através de concurso público, o melhor texto escrito em português ou espanhol sobre o protagonismo feminino e as lutas pela terra no mundo ibérico. O trabalho vencedor será contemplado com publicação em livro físico e digital. Para concorrer ao prêmio, serão aceitas pesquisas acerca do tema, independentemente de se tratarem de mestrado, doutorado ou mesmo de monografias. A equipe de juradas será composta por historiadoras, geógrafas, cientistas sociais e outras profissionais das ciências humanas e sociais, de instituições latino-americanas e europeias.

O edital de convocação pode ser consultado aqui.

Sobre a homenageada:
Elizabeth Teixeira tem hoje 96 anos de idade e é uma importante líder camponesa paraibana e viúva de João Pedro Teixeira, fundador da Liga Camponesa de Sapé. É também protagonista do documentário Cabra Marcado para Morrer, lançado em 1964. Elizabeth nunca se curvou à ameaças, mesmo após o assassinato de seu marido, em virtude da ação de latifundiários, em 1962. Mãe de onze filhos, continuou na luta pelo trabalho digno, pela dignidade humana e pela reforma agrária.

*Com informações de Proprietas

Back to the topBack