Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Educare: plataforma de produção e compartilhamento de recursos educacionais abertos completa 1 ano


23/09/2020

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Share:

O coronavírus trouxe uma situação inimaginável aos países. Pesquisadores de todo o mundo trabalham em solidariedade na busca por uma vacina ou remédio eficaz contra a Covid-19. Na área da educação, adaptações urgentes foram adotadas por instituições, docentes e alunos para a continuidade das ações de ensino. Os recursos educacionais abertos tornaram-se as principais ferramentas neste momento de isolamento social. Esse espírito de colaboração, criação e diálogo é também o que rege o ecossistema digital Educare, plataforma online da Fiocruz, que acaba de completar seu primeiro aniversário (23/9).

Em um ano de atividade, o Educare recebeu 15 mil acessos e mais de 400 aulas, cursos completos, vídeos, áudios, apresentações, jogos e outros recursos voltados ao aprendizado e compartilhamento do conhecimento, facilitando, assim, as oportunidades de aprendizagem de forma ampla e irrestrita, atingindo usuários que não teriam outras formas de acesso. O ecossistema digital é um espaço que integra as diferentes etapas do ciclo de vida dos recursos educacionais (produção, gestão, compartilhamento, recuperação, rastreabilidade e avaliação).

Nela, é possível acessar o acervo de materiais produzidos pela Fundação, bem como recursos educacionais desenvolvidos por parceiros institucionais através de diferentes redes, tais como o Campus Virtual de Saúde Pública, da Organização Pan-Americana da Saúde (CVSP/Opas/OMS), a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/MS) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas). A plataforma permite ainda criar recursos e compartilhá-los em redes sociais, sendo de grande utilidade a docentes e discentes em suas pesquisas e aulas. A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, ressaltou que, logo no início da pandemia, o CVF criou uma área para organizar o acervo sobre a Covid-19, facilitando a busca de docentes, alunos e outros usuários interessados no tema. A área já soma quase 80 recursos apenas sobre o novo coronavírus.

Segundo a responsável pela iniciativa Educare, Rosane Mendes (coordenadora adjunta do Campus Virtual Fiocruz), desde o lançamento, a plataforma recebeu diversas atualizações e novas funcionalidades importantes para a consolidação das práticas de Educação Aberta na instituição. “Além de fornecer um ambiente para busca, depósito e divulgação dos materiais educacionais, hoje, a plataforma oferece uma ferramenta de autoria para auxiliar os “educadores” a criar exercícios, aulas e outras atividades que podem ser utilizadas durante suas aulas ou ainda incorporadas em cursos online”, descreveu ela.

Rosane detalhou ainda outras funcionalidades, como a lista de recursos educacionais favoritos, que pode ser criada pelos usuários, além da avaliação de recursos já existentes, o compartilhamento nas redes sociais e o monitoramento, uso e download de seus objetos educacionais já armazenados na plataforma.

Recursos Educacionais Abertos na Fiocruz

A plataforma Educare tem como base o movimento em prol dos Recursos Educacionais Abertos (REA), que se ancora no direito universal de acessar educação de alta qualidade. Além disso, a educação também está no centro da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, como aponta a Constituição Federal brasileira de 1988. Ciente da relevância da Educação Aberta, em 2014, a Fiocruz instituiu sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, visando garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda sua obra intelectual. Com isso, propôs a adoção e construção de plataformas que incentivem o desenvolvimento colaborativo e o compartilhamento de conhecimento.

Nesse movimento, em 2016, criou o Campus Virtual Fiocruz, cujo objetivo é integrar suas iniciativas na área de ensino, e disponibilizar plataformas educacionais que colaborem com os princípios do acesso aberto, tais como o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle – um ambiente para os seus cursos online aberto e massivo (MOOC - Massive Open Online Course, na sigla em inglês) –, e o Educare – Ecossistema de Recursos Educacionais.

Inscreva-se nos cursos sobre Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos desenvolvidos pelo Campus Virtual Fiocruz

Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA) são temas de cursos online e gratuitos, desenvolvidos pelo Campus Virtual Fiocruz.  São oito cursos independentes entre si, que fazem parte da Formação Modular em Ciência Aberta. Há também conteúdos remixados de parceiros do Campus, como a Iniciativa Educação Aberta, com várias ações e militância voltada ao acesso aberto a recursos educacionais.

EDUCAÇÃO ABERTA (10h)

  • Aula 1: Educação e Compromisso Social
  • Aula 2: Educação Aberta: O que significa 'aberto' em educação?
  • Aula 3: A Educação Aberta na Fiocruz
  • Aula 4: Educação aberta e Educação a Distância: modelos, desafios e perspectivas

Inscreva-se aqui

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (10h)

  • Aula 1: O que são Recursos educacionais Abertos
  • Aula 2: Como criar REA?
  • Aula 3: Como encontrar, usar e compartilhar REA
  • Aula 4: Monitoramento e avaliação da qualidade de REA

Inscreva-se aqui

Formação Modular em Ciência Aberta é uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz, a Universidade do Minho (Portugal) e o Campus Virtual Fiocruz. Os cursos são independentes entre si. Portanto, os alunos podem escolher a forma mais conveniente de participar. A cada curso, os alunos passam por uma avaliação online e recebem o certificado de conclusão de acordo com os critérios de aprovação. 


 

Back to the topBack