Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Feroz Mosquito Africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940), O

Livro: O Feroz Mosquito Africano no Brasil

Autor: Gabriel Lopes

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento. 

Integrante da coleção História e Saúde da Editora Fiocruz, o livro desenvolve uma narrativa histórica de chegada, alastramento e erradicação do Anopheles gambiae, que teve origem em Dacar, capital do Senegal, e chegou ao Brasil pelo Rio Grande do Norte. O mosquito causou uma epidemia de malária sem precedentes no Brasil no início dos anos 1930 e, após esforços cooperativos entre o governo brasileiro de Getúlio Vargas e a Fundação Rockefeller, foi erradicado em 1940. Transmissor da forma mais letal da doença, o vetor teria viajado da África para o Nordeste brasileiro graças à modernização dos transportes aéreos, que passaram a ser uma preocupação das autoridades. Assim, foram instituídas, segundo a pesquisa, uma série de leis e normas para garantir a segurança sanitária dos aeroportos.    

Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o autor Gabriel Lopes aborda, ao longo de quatro capítulos, condicionantes políticas, sociais e ecológicas que permitiram que o mosquito se espalhasse pelo Nordeste do país, incluindo questões como o ritmo das chuvas e os períodos de seca. A obra também apresenta notas, referências e imagens de acervo ligadas ao período de alastramento e combate ao Anopheles gambiae

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses
A obra tem origem em premiada tese defendida em 2016 por Gabriel Lopes. O autor concluiu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz) com a pesquisa Anopheles Gambiae: Do Invasor Silencioso ao "Feroz Mosquito Africano" no Brasil (1930-1940). Sob a orientação de Magali Romero Sá, pesquisadora da COC/Fiocruz, o trabalho conquistou o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2017, na categoria de Ciências Humanas e Sociais. 

Lançamento digital
Simultaneamente ao lançamento dos exemplares impressos, o título foi também disponibilizado para aquisição na rede SciELO Livros. A iniciativa amplia a participação da Editora Fiocruz no formato digital de amplo acesso. O livro passa a integrar uma ampla lista de volumes e coletâneas disponibilizados pela Editora na biblioteca acadêmica online.  

Sobre o autor
Gabriel Lopes é graduado em História e mestre em História e Espaços, ambos os títulos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seu doutorado pelo PPGHCS/COC/Fiocruz contemplou período sanduíche no Departamento de História da Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (EUA). O trabalho também incluiu pesquisa no Rockefeller Archive Center, com incentivo da Fundação Rockefeller. Lopes é também pesquisador em estágio pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz nos campos de história das doenças, história ambiental, história da saúde global e estudos sociais das ciências.

R$ 54,00 (impresso) | R$ 32,40 (digital) | 227 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2020
ISBN (impresso): 978-65-5708-002-3 
eISBN (digital): 978-65-5708-016-0

Prefácio 
Apresentação 
1. Um Estrangeiro no Potengi
2. Traços da Infestação Silenciosa
3. Efeito de Demonstração Articulado
4. Desfecho Antecipado
Notas
Imagens
Fontes e Referências 

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Back to the topBack