Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Zika no Brasil: história recente de uma epidemia

Zika no Brasil

Autora: Ilana Löwy

Mais uma publicação da coleção Temas em Saúde, o livro Zika no Brasil: história recente de uma epidemia apresenta, com linguagem acessível e de forma objetiva, o histórico e as informações mais recentes da comunidade científica sobre o zika vírus. 

Escrita por Ilana Löwy, historiadora das ciências e pesquisadora do Instituto Nacional Científico e de Pesquisa Médica da França (Inserm), a obra mostra, em quatro capítulos, as muitas faces de um vírus cuja recente epidemia vem se tornando um enorme desafio para os profissionais e gestores da saúde pública no Brasil. 

Löwy discorre sobre as primeiras epidemias de zika fora do país até os primeiros relatórios sobre a chegada da doença ao Nordeste brasileiro e sua relação com casos de microcefalia, além da ação de órgãos como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Os enigmas sobre a doença, que virou um fenômeno global, também são levantados, assim como as muitas variáveis e desigualdades - econômicas, de classe, de raça e de gênero - que compreendem a proliferação do vírus. 

A autora aborda, com dinamismo, o que ela chama de a rápida ascensão e queda do vírus zika e as muitas perguntas e questões deixadas por esse vírus. "A epidemia brasileira de zika de 2015-2016 foi um episódio curto, intenso e assustador. O surto terminou em 2016, mas não a longo prazo, uma vez que o dano produzido por uma infecção pelo zika vírus persiste na nas crianças afetadas", alerta a pesquisadora. 

Temas em Saúde
A coleção traz para estudantes, profissionais e público em geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde. Em linguagem acessível, combina informação atualizada com reflexões baseadas em recentes produções científicas apresentadas por especialistas sintonizados com o contexto sociopolítico de produção e aplicação do conhecimento em saúde.

R$ 15,00 | 171 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2019
ISBN: 978-85-7541-638-9
 
Apresentação 
1. Zika e Microcefalia
2. Certezas e Enigmas do Zika
3. Uma Epidemia de Desigualdade: classe, raça e gênero na época do zika
4. Quando uma Epidemia Acaba
Referências
Sugestões de Leitura
Glossário   

Em acesso comercial no SciELO Livros

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Back to the topBack