Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Oficinas Clínicas do Cuidado: efeitos da narratividade sobre o trabalho em saúde 

Oficinas do Cuidado

Autoras: Marilene de Castilho Sá, Lilian Miranda, Denise Scofano Diniz, Elaine Sandra Amorim Savi, Eliane dos Santos Teixeira, Maria Liana Gesteira Fonseca

Obra escrita por seis autoras, todas ligadas a atividades de ensino e pesquisa na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Oficinas Clínicas do Cuidado: efeitos da narratividade sobre o trabalho em saúde apresenta experiências de um curso-oficina no campo da saúde. O livro é voltado especialmente para gestores e profissionais da saúde, incluindo professores e alunos da área. 

Um dos objetivos do título é, segundo as autoras, discutir o potencial formador de uma experiência de qualificação profissional. No caso, o curso "Oficinas Clínicas sobre o Cuidado", iniciativa que vem sendo conduzida na Ensp/Fiocruz e que serve de referência para o livro. 

As pesquisadoras apontam que o outro principal objetivo do relato é "apresentar em detalhes da metodologia de condução das oficinas e apontar as bases para seu desenvolvimento nos serviços de saúde". 
  
O livro é também dedicado a todos os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e a todos aqueles que trabalham para a humanização da saúde. Em seis capítulos, a obra apresenta temáticas como os desafios do cuidado e da formação em saúde, as potencialidades das oficinas nos serviços de saúde, além de exposições sobre a organização e o desenvolvimento do curso e a importância das narrativas nos cuidados em saúde.    

As autoras
Marilene de Castilho Sá é psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); pesquisadora da Ensp/Fiocruz, onde é também professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Lilian Miranda é psicóloga e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas (Unicamp); pesquisadora da Ensp/Fiocruz. Denise Scofano Diniz é médica e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj); tem pós-doutorado em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz. Elaine Savi é psicóloga e mestre em saúde pública pela Ensp/Fiocruz. Eliane Teixeira é psicóloga e mestre pelo Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eicos/UFRJ). Maria Liana Gesteira Fonseca é psicóloga do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e doutora em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz.    

R$ 29,00 | 156 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2019
ISBN: 978-85-7541-639-6

Prefácio
Apresentação 
1. Desafios do Cuidado e da Formação em Saúde
2. Origens, Organização e Desenvolvimento do Curso
3. Nos Caminhos de Sherazade: entre riscos, apostas e recompensas na coordenação das oficinas clínicas do cuidado 
4. Ouvindo e Contando Histórias: narrativas em solo grupal
5. Bases e Potencialidades das Oficinas nos Serviços de Saúde
6. Rememoração, narrativa e elaboração: resistência e (re)construções em tempos de crises de ideais solidários e democráticos
Referências
Anexos

Em acesso comercial no SciELO Livros

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Back to the topBack