Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias

Parto Natural

Autora: Olivia Nogueira Hirsch

Resultado de pesquisa para a realização de tese de doutorado da autora Olivia Hirsch, o livro Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias se debruça sobre experiências de parto humanizado em dois diferentes segmentos sociais de uma metrópole do Brasil. 

Em um país que dissemina amplamente a prática de cesáreas agendadas, por que certas mulheres de camadas médias desejam um parto natural e humanizado, sem anestesias ou outros tipos de intervenção? Por outro lado, por que algumas mulheres de camadas populares abrem mão do atendimento por médicos e preferem ser atendidas exclusivamente por enfermeiras e obstetras

Ao buscar responder a essas e outras questões, a pesquisadora investigou - a partir de um universo composto de 37 gestantes e puérperas - mulheres sob diferentes contextos: das vinculadas a uma casa de parto pública às frequentadoras de um grupo de preparação para o parto.  

Jornalista de formação, Hirsch é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição na qual é docente do quadro complementar do Departamento de Ciências Sociais. 

A publicação em livro de sua tese de doutorado contribui, segundo a pesquisadora Sonia Giacomini afirma na apresentação da obra, para "todas que lutam para desnaturalizar as relações de gênero e de classe em que estão envolvidas, as quais muitas vezes tornam desigual o acesso à possibilidade de decidir que tipo de parto cada mulher deseja realizar". 

Dividida em quatro capítulos, a obra é mais um título da coleção Criança, Mulher e Saúde, uma das mais tradicionais da Editora Fiocruz.    

R$ 69,00 | 401 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2019
ISBN: 978-85-7541-637-2

Apresentação 
1. O Parto Humanizado: uma crítica aos excessos da modernidade
2. Em uma Casa de Parto Pública
3. Em um Grupo Provado de Preparação para o Parto
4. Diferenças e Aproximações
Notas
Referências

Em acesso comercial no SciELO Livros

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Back to the topBack