Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

CRB-Saúde


Centro de Recursos Biológicos em Saúde e a Rede Brasileira de CRB

Com base nas experiências com suas coleções microbiológicas, a Fiocruz tem se dedicado à criação do Centro de Recursos Biológicos em Saúde (CRB-Saúde), que será constituído por acervos de micro-organismos patogênicos, relacionados, principalmente, a doenças tropicais, ou com potencial biotecnológico na área da saúde, incluindo arqueias, bactérias, fungos, protozoários e vírus, material microbiológico diverso com valor agregado (ex. diversidade taxonômica e/ou potencial biotecnológico e/ou epidemiológico) e informação associada de qualidade. 

O CRB-Saúde Fiocruz oferecerá insumos estratégicos e serviços com padrões de eficiência e qualidade reconhecidos internacionalmente para a comunidade científica, indústria e o Sistema Único de Saúde (SUS), de forma a propiciar sustentabilidade para inovações biotecnológicas na área da saúde, permitindo desenvolvimento tecnológico e produção de biocompostos para diagnóstico, vacinas e medicamentos, além de garantir a preservação da diversidade microbiana do país.

O CRB-Saúde Fiocruz fará parte da Rede Brasileira de CRBs (Rede CRB-Br) que está sendo estruturada no âmbito do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, sendo financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Este projeto é coordenado pela Fiocruz com a participação da Embrapa, Unicamp, Banco de Células do Rio de Janeiro, Inmetro, INPI, CRIA, SBM. Tem como objetivo a consolidação da infraestrutura da Rede CRB-Br, visando atender às demandas por material biológico autenticado e certificado e serviços especializados, de forma a promover a inovação tecnológica no país.

Centros de Recursos Biológicos (CRBs)

Os Centros de Recursos Biológicos (CRBs), concebidos de acordo com os elevados padrões de qualidade e especialização exigidos pela comunidade internacional de cientistas, oferecem acesso aos recursos biológicos necessários aos avanços das ciências da vida e da biotecnologia e são capazes de operar como coleções de serviços que ofertem material biológico certificado para fins de pesquisa e desenvolvimento (P&D), atendendo aos requisitos nacionais e internacionais de segurança e rastreabilidade.
Na proposta nacional, alinhada às diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os CRBs têm entre suas funções:
•    Preservar e fornecer recursos biológicos (com qualidade assegurada) para P&D e aplicações nos setores científicos, industriais, de agronegócios, ambiente e saúde;
•    Desenvolver P&D com estes recursos biológicos;
•    Conservar a biodiversidade;
•    Atuar como repositórios de material biológico de referência;
•    Prestar serviços de depósito de material biológico, inclusive para proteção da propriedade intelectual.
 

Visite a página das Coleções Biológicas da Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar