Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Internacional – Edição 10, novembro de 2017

Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Novembro / 2017
Em parceria com diversas agências e programas da ONU, a Fiocruz promoveu, de 6 a 8 de novembro, uma grande consulta internacional sobre como a Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CT&I) podem auxiliar o cumprimento dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. As conferências e painéis reuniram dezenas de pesquisadores, dirigentes de organismos multinacionais e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil.
Em seu segundo dia, as discussões da consulta internacional enfatizaram como a ciência e tecnologia no setor da saúde devem vir sempre acompanhadas dos fundamentos da inclusão social, do uso adequado dos recursos naturais e da integração de políticas. Apropriação pública do conhecimento e participação social também são enfatizados.
O último dia da consulta teve a relevante contribuição das tecnologias sociais para a Agenda 2030 no centro do debate. “As soluções desenvolvidas por movimentos sociais possuem um grande potencial no processo de produção de conhecimento, inovação e mobilização para a Agenda 2030”, afirmou Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.
Como parte da estratégia consolidada para a Agenda 2030, a Fundação lançou a Plataforma Ágora. O espaço virtual oferece acesso a uma rede que promove a possibilidade de interação entre diferentes atores sobre os temas relacionados à saúde e aos ODS.
A Fiocruz sediou em novembro uma reunião com uma comitiva de 15 deputados da União Europeia, no Rio de Janeiro. Estiveram em pauta assuntos como o acordo comercial entre a UE e o Mercosul, a importância do investimento público em ciência e tecnologia e cooperação internacional em saúde.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, reafirmou o compromisso da instituição em continuar mobilizando recursos para apoiar a saúde e o desenvolvimento em países lusófonos. A afirmação foi feita durante a 4ª Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, em Brasília.
“A cooperação técnica é capaz de produzir impactos na sociedade e modificar realidades”, com esta frase o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), João Almino, iniciou sua fala durante simpósio sobre saúde global e diplomacia da Saúde, em Brasília.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição

 

Voltar ao topoVoltar