Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Abril / 2020
Em entrevista à AFN, a presidente da Fiocruz comenta o contexto da pandemia, os desafios de sua chegada ao Brasil e a ações da instituição na resposta à crise sanitária. As ações da Fundação envolvem desde o diagnóstico até a pesquisa e assistência aos pacientes. Além de atender a demanda brasileira, a Fiocruz foi responsável pelo treinamento de países da América Latina para enfrentamento da covid-19.
A unidade hospitalar de montagem rápida terá 200 leitos exclusivos de tratamento para pacientes graves. No novo espaço, serão realizadas ações do ensaio clínico Solidariedade (Solidarity), da Organização Mundial da Saúde (OMS), liderado no Brasil pela Fiocruz. Lançada pela OMS, a iniciativa tem como objetivo investigar a eficácia de tratamentos para a Covid-19 de forma coordenada globalmente.
Início do ano letivo da Fiocruz contou com a conferência 'Saúde pública na Era do Desenvolvimento Sustentável', do economista americano Jeffrey D. Sachs, da Universidade Columbia. A aula foi feita de forma virtual, respeitando as medidas de isolamento social, e tratou da relação entre economia e saúde em um contexto de pandemia.
Com a participação da presidente da Fiocruz, a reunião de cerca de 30 líderes de saúde do mundo teve como objetivo discutir o avanço das medidas de controle nos diferentes países, compartilhar lições aprendidas e, principalmente, debater os desafios futuros na pandemia de Covid-19.
A Fiocruz passa a integrar um grupo de mais 70 cientistas e instituições de 30 países em uma coalizão internacional para enfrentar a epidemia em países de média e baixa renda. A iniciativa, batizada de Coalizão de Pesquisa Clínica de Covid-19, visa acelerar a pesquisa sobre o tema.
Pesquisadores estão integrando uma rede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas para o desenvolvimento de uma vacina. O estudo terá como base uma técnica elaborada que utiliza o vírus da influenza para gerar resposta imunológica contra o Sars-CoV-2.
Publicado nesta segunda-feira (6/4) na plataforma internacional BiorXiv, em formato de pré-print, estudo constatou que o medicamento Atazanavir foi capaz de inibir a replicação viral, além de reduzir a produção de proteínas que estão ligadas ao processo inflamatório nos pulmões e, portanto, ao agravamento do quadro clínico.
Em estudo publicado no periódico científico ‘Pathogens and Global Health’, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz reconstruíram a trajetória do novo coronavírus e estimaram a possível origem do surto.
Com base em discussões técnicas, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano publicou nota com orientações para que a amamentação possa ser mantida em caso de infecção pelo novo coronavírus.
Artigos sobre o novo coronavírus poderão ser publicados em apenas 24 horas na revista 'Memórias do Instituto Oswaldo Cruz', um dos mais antigos e conceituados periódicos científicos da América Latina.
Fiocruz lançou um processo de aprovação expressa no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC). Serviço gratuito terá horário expandido, atendimento com hora marcada e até apoio para tradução.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição