Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimensal do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Setembro / 2018
“Este lamentável episódio do incêndio do Museu Nacional nos remete à reflexão sobre as condições que afetam as políticas públicas de preservação do patrimônio histórico, da cultura, da educação e da ciência mas, além disso, o setor público como um todo”, diz a nota, ao lamentar o incêndio na instituição de pesquisa mais antiga do Brasil, parceira da Fiocruz em diversos momentos.
Maior evento de saúde da América Latina, o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, aconteceu pela primeira vez na sede Fiocruz e reuniu cerca de 8 mil pesquisadores, estudantes, profissionais e integrantes de movimentos sociais. Entre os convidados internacionais do evento, destacaram-se a ex-presidente do Chile e atual Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, e o epidemiologista social Michael Marmot. Confira a cobertura completa do evento.
Pesquisadores chineses estiveram na Fiocruz para apresentar suas pesquisas, inovações e campos de estudos na área da infectologia para cientistas brasileiros. Entre os avanços, foram apresentados estudos sobre possíveis vacinas e métodos de diagnósticos rápidos para zika, que precisam da parceria da Fiocruz para serem testados em pacientes no Brasil. O evento foi organizado pela Fiocruz e pela Academia Chinesa de Ciências e marcou mais um passo da cooperação científica entre os dois países, que teve início em 2017.
Série de Conferências Globais sobre Tecnologia e Inovação Sustentável (G-STIC) acontece em novembro, em Bruxelas (Bélgica), e terá pela primeira vez a Fiocruz como uma das anfitriãs e responsável pelo eixo temático da saúde. O evento aposta na tecnologia e na inovação para acelerar a implementação dos objetivos da ONU.
A cultura do compartilhamento está presente em quase todos os aspectos da nossa vida hoje. Recorremos à comunidade online para trocar receitas, encontrar um restaurante ou consertar um carro. A pesquisa em saúde, no entanto, ainda utiliza pouco esse recurso. Trudie Lang dirige uma plataforma global que busca mudar esse quadro.
Segundo estudo, que preenche uma lacuna sobre o tema, o vírus zika, originário da Polinésia Francesa, não veio de lá diretamente para o Brasil. Antes ele migrou para a Oceania, depois para a Ilha de Páscoa - de onde foi para a região da América Central e Caribe- e só então chegou ao Brasil, no final de 2013.
O uso do conceito para definir um grupo de nações com programas científicos de impacto seria uma alternativa à tradicional segmentação de países entre industrializados, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. O estudo foi realizado com base nas redes de colaboração em pesquisa sobre zika e ebola e publicado na PLOS Neglected Tropical Diseases.
A Academia é representante da comunidade científica na Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ex-presidentes da Fundação Paulo Buss e Paulo Gadelha foram convidados para compor o grupo que irá acompanhar e coordenar as ações da ABC em relação à Agenda 2030.
A Fiocruz é a primeira instituição latino-americana a integrar o consórcio, que reúne mais de 30 órgãos de financiamento e pesquisa em saúde públicos e privados de países europeus e parceiros.
Beatriz Grinsztejn, chefe do laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), tomou posse como conselheira para a América Latina e Caribe na International Aids Society.
Com coordenação de Alberto dos Santos de Lemos, o curso pretende formar médicos especialistas capazes de atuar em seus países de origem nos campos de prevenção e controle, diagnóstico, tratamento, reabilitação, avaliação e formulação de políticas públicas na área da Infectologia. Inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro.
A 11ª reunião reuniu 38 participantes, representando unidades Técnico Científicas, além da Presidência e Vice-Presidências da Fiocruz.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimensal do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição