Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Março / 2018
Documento assinado no final de fevereiro estabelece diretrizes para acordo de cooperação científica que viabilizará a criação de dois centros Brasil-China de Pesquisa e Prevenção em Doenças Infecciosas, um localizado no Brasil e outro na China. Os institutos terão por foco a prevenção e o controle de epidemias.
Fundação participa de iniciativa internacional que propõe identificar e caracterizar vírus com potencial de risco, gerando conhecimento que possibilite prever e mitigar danos de epidemias. Estratégia é absolutamente diversa da que tem sido adotada no combate aos riscos virais.
Pesquisador e professor de comunicação em saúde, Igor Sacramento fala sobre os desafios colocados por boatos e informações falsos em um contexto de epidemia de febre amarela. Segundo ele, não há solução perfeita, mas disposição para o diálogo pode mitigar seus males.
Artigo científico registra técnica inovadora que pode viabilizar o desenvolvimento de novos fármacos, além de possibilitar o maior entendimento de diversos agravos. Resultado terá impacto imediato na pesquisa de vários grupos nacionais e internacionais.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, novo marco legal deve simplificar a celebração de convênios para a promoção da pesquisa pública, facilitar a internacionalização de instituições científicas e tecnológicas e aumentar interação com empresas.
Artigo publicado na edição de fevereiro da revista The Lancet Global Health lançou a hipótese de que a infecção do vírus zika, transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, pode gerar imunoproteção contra o vírus da dengue, usando evidências estatísticas sobre a redução na frequência de dengue antes e após a epidemia de zika, ocorrida em 2015.
A Unitaid, organização inovadora que utiliza mecanismos para expandir o acesso a tratamentos e diagnósticos para o HIV/Aids, tuberculose e malária, e a Fiocruz promoveram o seminário "Acesso e Inovação em Saúde", que teve por objetivo explorar as áreas de comum atuação e interesse para identificar potenciais novos projetos para colaboração nessas enfermidades.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição