Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Dezembro / 2017
A Fiocruz e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC/China) deram um passo decisivo para o fortalecimento da cooperação bilateral em Ciência e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. A presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima e o diretor geral do CDC/China, George Gao assinaram, no dia 1º de novembro, um Memorando de Entendimento, que visa o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, intercâmbio de especialistas e de informações, tecnologia e materiais.
A obra "Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba", pertencente à Fiocruz, foi reconhecida como patrimônio documental brasileiro pela Unesco. O documento, de 1703, traz receitas e prescrições que refletem saberes tradicionais e técnicos da época colonial.
Encontro ocorreu no âmbito do projeto "Policy Research Institutions and the Health SDGs: Scoping SDG governance arrangements across Latin America", criado para funcionar como instância facilitadora da integração regional de instituições. Oficina indica progressos realizados em 2017.
Segundo Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, sucesso da Agenda 2030 no continente depende "de iniciativas políticas dos governos da região, tanto no setor saúde, quanto em outros setores fundamentais".
Novas tecnologias e estratégias para o desenvolvimento e pesquisa de novos fármacos e medicamentos são tema de seminário, que incluiu tópicos como o uso medicinal da cannabis e impacto de estudos com "big data".
Instituto Oswaldo Cruz promoveu cursos com Organização Pan-Americana da Saúde e com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos sobre o diagnóstico molecular do vírus influenza e sobre o sequenciamento genético do vírus da dengue.
Instituição britânica estreita relações com IOC nas áreas de infecção e imunidade, imunologia translacional, saúde pública e saúde global.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição