Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Maio / 2017
Realizada entre os dias 22 e 31 de maio, a 70ª Assembleia Mundial da Saúde, que elegeu pela primeira vez um africano para diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), contou com participação ativa da Fiocruz em diversos fóruns e reuniões, discutindo e promovendo seu entendimento e sua atuação na saúde pública internacional.
Colóquio se propõe a não somente facilitar o diálogo entre instituições brasileiras e cubanas de saúde pública, mas também incorporar as experiências e os desafios de outras instituições vizinhas, responsáveis pela formação e a qualificação de quadros estratégicos para os sistemas de saúde da região. Durante três dias, professores, dirigentes e alunos de instituições formadoras do Brasil, Cuba e diversos outros países latino-americanos discutiram experiências, oportunidades e desafios relacionados à formação em saúde pública e o papel das instituições formadoras no aprimoramento da governança e da gestão dos serviços, programas e sistemas de saúde regionais.
Maior estudo de genômica de zika nas Américas verifica que Brasil foi primeiro país das Américas aonde vírus chegou. Conduzida pela Fiocruz em conjunto com o Broad Institute e outras instituições, pesquisa é considerada exemplo de parceria em saúde para o bem público (Foto: Faria et Al., Nature, 2017).
Comemoração também contou com lançamento de coletânea de artigos de dirigentes e ex-dirigentes de instituições que fizeram cooperação com a ABC, órgão integrado ao Ministério das Relações Exteriores. Dois textos relatam experiência da Fiocruz.
Projeto "Saúde Silvestre e Inclusão Digital: participação comunitária no monitoramento da biodiversidade", que monitora a fauna silvestre brasileira em tempo real por meio do aplicativo móvel, com participação de cidadãos comuns, ganhou prêmio de Ministério do Meio Ambiente.
Historiadores Marcos Cueto, da Casa de Oswaldo Cru e Steven Palmer, da University of Windsor (Canadá), recebem prêmio pelo livro "Medicina e Saúde na América Latina: Uma História" da Associação Americana para a História da Medicina (Foto: Coc/Fiocruz).
Consulta promovida por diversas agências da ONU foi passo importante para a Estratégia Global para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente na América Latina e Carie, assim como de mais transparência na implantação de políticas públicas.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição