Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Tania Maria Fernandes

Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema

A grande maioria da população vive hoje nas cidades. Mas elas variam bastante entre si e há diferenças marcantes mesmo dentro de uma mesma cidade, o que tem impacto sobre as características da vida urbana e as condições de saúde da população. Compreender essa complexidade é essencial para a tomada de decisões sobre intervenções públicas nas cidades. Estudos e ensaios sobre o assunto estão reunidos neste livro, que não só traz reflexões teóricas, mas as coloca em diálogo com diferentes iniciativas para a melhoria da saúde das cidades.

Português, Brasil

Vacina Antivariólica: ciência, técnica e o poder dos homens, 1808-1920

Esta segunda edição revista do livro traz importantes atualizações para a pesquisa no tema. A primeira edição discutia as relações entre ciência, técnica e produção, tendo como referência a descoberta de Jenner e as reflexões de Pasteur sobre a vacina antivariólica. Aborda a organização institucional implementada durante o Império com o objetivo de possibilitar a prática da vacinação por intermédio da Junta Vacínica e do Instituto Vacínico do Império, introduzindo as primeiras experiências com a vacinação animal no Brasil realizadas na Santa Casa da Misericórdia.

Português, Brasil

Plantas Medicinais: memória da ciência no Brasil

A história do campo disciplinar da pesquisa em plantas medicinais e suas inter-relações com a indústria farmacêutica nacional são aqui analisados com perspicácia e ousadia metodológica. Dentre os aspectos abordados, evidencia-se o voltado para compreender a  constituição e o desenvolvimento da comunidade científica, investigado pela autora entre 1960 e 2002. Apresenta ainda oportuna discussão sobre a propriedade industrial e intelectual e a lei de patentes para produtos químico-farmacêuticos, e sua importância para a pesquisa atual brasileira.

Português, Brasil

Histórias de Pessoas e Lugares: memórias das comunidades de Manguinhos

Em um contexto urbano complexo e vulnerável como o pesquisado, a obra busca reconstituir a história de pessoas e lugares do território de Manguinhos – hoje repleto de favelas que circundam a Fiocruz –, com seus inúmeros problemas socioambientais e sanitários. Os autores estendem-se por cerca de cem anos de ocupação da história social e urbana do Rio de Janeiro (capítulo importante e até hoje tão pouco explorado), mediante abordagens relacionadas à própria história, à memória e ao urbanismo. Trabalhou-se com a história oral, optando-se por dar voz aos moradores da região.

Português, Brasil

História Oral: desafios para o século XXI

Traz o panorama e as perspectivas da história oral, traçados por especialistas de diferentes países. Os textos discutem várias possibilidades de uso da história oral: como instrumento de pesquisa, como mecanismo de organização e mobilização social e como agente de construção de identidades. Trata também de temas cruciais para o entendimento do século XX, como os efeitos da II Guerra Mundial e da guerra fria e a chamada 'desindustrialização' do final do século.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar