Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Sonia Fleury

Teoria da Reforma Sanitária:diálogos críticos

Esta coletânea de textos organizada por Sonia Fleury retoma o debate sobre a Reforma Sanitária quando o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos. Teoria da Reforma Sanitária – diálogos críticos cumpre sua proposta: provoca a discussão e busca entender os caminhos trilhados a partir da conquista da incorporação do direito universal à saúde na Constituição de 1988, sem que tenha havido a necessária radicalização da democracia. Num esforço de superar a fragmentação da produção na área da saúde coletiva, autores de formações diversas foram convidados ao debate.

Português, Brasil

Democracia e Inovação na Gestão Local da Saúde

Homens, brancos, médicos ou filhos de médicos, fazendeiros ou famílias de políticos tradicionais no local: se este era o perfil costumeiro dos secretários municipais de saúde, pode-se dizer que os efeitos da democratização se fazem notar. Já é significativa a participação de mulheres, negros e não médicos à frente das pastas da saúde, especialmente em municípios de menor porte.

Português, Brasil

Estado sem Cidadãos: seguridade social na América Latina

Trata do sistema de instituições jurídicas e políticas de proteção social, com o objetivo central de apresentar ao leitor o padrão latino-americano de Seguridade Social, analisando suas origens, forma e tendências de desenvolvimento. A autora não se furta à polêmica: aceita o desafio acadêmico de construir um ponto de vista teórico com força suficiente para enfrentar os inevitáveis - e, para o debate, instigantes - questionamentos.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar