Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Gisele Sanglard

Amamentação e Políticas para a Infância no Brasil: a atuação de Fernandes Figueira (1902-1928)

Este livro, além de reflexões sobre temas importantes para pediatras e puericultores no início do século XX – notadamente as ideias de Fernandes Figueira, considerado um dos principais nomes da pediatria brasileira –, traz a lume duas obras publicadas por ele na primeira década daquele século, a carta aberta Bases científicas da alimentação da criança: suas consequências sociais, trazida a público em 1905, e o Livro das Mães: consultas práticas de higiene infantil, cuja primeira edição data de 1910.

Português, Brasil

História da Saúde no Rio de Janeiro: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958)

Um estudo enriquecedor sob diversos aspectos, o material aqui contido proporciona aos leitores uma reflexão sobre a memória e a história de instituições públicas e privadas voltadas para a ciência da medicina e para o atendimento médico no Rio de Janeiro. Oferece, ainda, um levantamento do patrimônio arquitetônico que esboça uma cartografia física e simbólica da história da saúde na cidade. O livro traz contribuições que permitem relacionar o processo histórico, as políticas públicas voltadas para a saúde, a dinâmica social e a ciência médica.

Português, Brasil

Entre os Salões e o Laboratório: Guilherme Guinle, a Saúde e a Ciência no Rio de Janeiro, 1920-1940

A forma como se prestava apoio ou patrocínio privado à ciência no Brasil na primeira metade do século vinte é exibida neste livro, tomando-se como exemplo específico a relação do industrial Guilherme Guinle com o médico e cientista Carlos Chagas e as ações que dela resultaram.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar