Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Francisco Javier Uribe Rivera

Planejamento e Gestão em Saúde: conceitos, história e propostas

Como utilizar recursos finitos e, muitas vezes, escassos? De que modo redistribuir os bens e aumentar o acesso a eles? Essas escolhas e decisões fazem parte do dia a dia dos gestores e profissionais da saúde. E é a eles – assim como aos pesquisadores, estudantes e todos aqueles que se preocupam com os rumos da saúde do país – que se dirige este livro. Os autores contam a evolução histórica do planejamento em saúde na América Latina e no Brasil. Colocam lado a lado os temas clássicos e os dilemas contemporâneos, que exigem releituras e respostas atualizadas.

Português, Brasil

Análisis Estratégico en Salud y Gestión a través de la Escucha

Este libro reúne una serie de trabajos, cuyo hilo conductor representa una propuesta teórico metodológica de gestión, que se traduce en el título: Análisis Estratégico en Salud y Gestión a través de la Escucha. Javier Uribe y sus colaboradores exploran la particularidad institucional de los sistemas de salud que se configuran como organizaciones profesionales.  Estas organizaciones dependen, fundamentalmente, de sus centros operadors y no responden bien a mecanismos de formalización y control de sus procesos de trabajo. El libro se articula en torno del concepto de lidera

Português, Brasil

Análise Estratégica em Saúde e Gestão pela Escuta

Reúne uma série de trabalhos cujo fio condutor representa uma proposta teórico-metodológica de gestão, traduzida no título, que configure novas possibilidades de se pensar a gestão em saúde, sempre na perspectiva do agir comunicativo. Recorre-se a alguns autores contemporâneos, entre os quais Matus, Godet, Senge e Crémadez. Rivera e seus colaboradores exploram a particularidade institucional dos sistemas de saúde que se configuram como organizações profissionais e não respondem bem a mecanismos de formalização e controle dos processos de trabalho.

Português, Brasil

Agir Comunicativo e Planejamento Social: uma crítica ao enfoque estratégico

Estudo teórico, de natureza comparativo-contrastante, abordando a lógica do planejamento estratégico no setor social e da saúde à luz da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. Na verdade, trata-se de uma 'crítica da crítica', na medida em que são problematizados os enfoques metodológicos tomados, até o momento, como referencial teórico alternativo ao planejamento normativo.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar